Uma Abordagem CTS no Ensino Médio a partir do Tema Jeans

Autores

  • Sinara München Universidade Federal da Grande Dourados
  • Aline Bairros Soares Universidade Federal de Santa Maria
  • Martha Bohrer Adaime Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X18660

Palavras-chave:

CTS, ensino de química, jeans, oxirredução.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta didática baseada no enfoque CTS para o Ensino Médio a partir do tema jeans. Foram desenvolvidas, na disciplina de Química, atividades de exposição e discussão do tema, experimentação, pesquisa e debate em sala de aula acerca de aspectos científicos, tecnológicos e sociais do jeans com o estudo do conceito de reações de oxirredução. A proposta foi desenvolvida em duas turmas de segundo ano do Ensino Médio em uma escola do município de Santa Maria-RS. Os resultados apontam a importância de discutir questões polêmicas como as que envolvem a produção de jeans, assim como destacaram algumas dificuldades dos estudantes relativas aos conceitos químicos. As limitações encontradas para o desenvolvimento de uma abordagem com caráter CTS no espaço escolar estão relacionadas principalmente a estrutura curricular e a formação dos professores, resultados que sinalizam a necessidade de aproximação e inserção dessa perspectiva na escola.

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Publicado

2016-01-31

Como Citar

München, S., Soares, A. B., & Adaime, M. B. (2016). Uma Abordagem CTS no Ensino Médio a partir do Tema Jeans. Ciência E Natura, 38(1), 462–474. https://doi.org/10.5902/2179460X18660

Edição

Seção

Ensino

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