Pentáculo Ambiental: Instrumento para Verificação das Atitudes Ambientais

Authors

  • Cadidja Coutinho Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - URI Campus Santiago PPGECQV - UFSM
  • Raquel Ruppenthal Doutoranda, PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil
  • Martha Bohrer Adaime Doutora, Departamento de Química, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil
  • Marcos Vinicios Machado Mestre, Departamento de Ciências Sociais Aplicadas , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus Santiago, Santiago, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X22551

Keywords:

Desenvolvimento sustentável. Educação Ambiental. Política dos 5 R’s.

Abstract

A fim de averiguar os conhecimentos sobre sustentabilidade e demonstrar a importância da reflexão sobre o pensar ambiental, Elaborou-se um instrumento de verificação das atitudes ambientais, o “Pentáculo Ambiental”.  O modelo está baseado na política dos 5R’s, e busca incitar as estratégias para o desenvolvimento sustentável, de forma individual e coletiva. Além disso, o presente trabalho propôs-se a investigar a aplicabilidade desta ferramenta pedagógica na identificação do estilo de vida dos estudantes do ensino fundamental de uma escola pública no município de Ibirubá/RS. A partir da análise dos dados foi possível identificar as principais concepções dos estudantes sobre atitudes ecosustentáveis, positivamente apresentadas nos itens do R - Reduzir, e os aspectos que merecem apreensão, como o R – Reciclar e o R – Recusar. Através da aplicação do Pentáculo Ambiental, identificou-se ainda, ser necessário incentivar práticas de aproveitamento de materiais diversos como mecanismo de disseminação ecosustentável; explorar estratégias de equidade social e ecológica na produção de bens e serviços através da gestão ambiental; e fomentar a prática de Educação Ambiental na formação de valores em prol do meio ambiente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cadidja Coutinho, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - URI Campus Santiago PPGECQV - UFSM

Docente na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI Campus Santiago). Departamento de Ciências Biológicas. 

Doutoranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/ UFSM. Graduação em Ciências Biológicas pela UFSM e Mestrado pelo PPG Educação em Ciências: Química da vida e Saúde/UFSM.

Raquel Ruppenthal, Doutoranda, PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil

Martha Bohrer Adaime, Doutora, Departamento de Química, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil

Marcos Vinicios Machado, Mestre, Departamento de Ciências Sociais Aplicadas , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus Santiago, Santiago, Brasil

References

ASSAD, L. G., BERARDINELLI, L. M. M., DA SILVA, D. P. P., DE OLIVEIRA JUNIOR, A. A. B.; RODRIGUES, T. G. Reciclagem de papel: uma experiência de ensino, extensão e pesquisa. Interagir: pensando a extensão. 2011, 16: 53-57.

BARBETTA, P. A. Estatística Aplicada às Ciências Sociais. 9ª. ed. Florianópolis: Editora da UFSC; 2014.

BASTIANELLO, S. F. Desenvolvimento de embalagens a partir de papel reciclado reforçado com fibras naturais: uma proposta ambientalmente amigável. [Dissertação]. Universidade da Região de Joinville, Santa Catarina; 2005.

BERRYMAN, T.; SAUVÉ, L. Ruling relationships in sustainable development and education for sustainable development. The Journal of Environmental Education. 2016, 47(2): 104-117.

BRITES, A. S.; CABRAL, I. E. Educação ambiental no contexto do Ensino de Ciências: um estudo de revisão. Ensino, Saúde e Ambiente. 2012, 5(2): 198-210.

BONOTTO, D. M. B.; SEMPREBONE, A. Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais. Ciência & Educação (Bauru). 2010, 16(1): 131-148.

CACIUC, V. T. Ecocentric Reflections on the Realization of Environmental Education. Procedia-Social and Behavioral Sciences. 2014, 137: 93-99.

CAMPOS, S. S. P.; CAVASSAN, O. A oficina de materiais recicláveis no ensino de ciências e nos programas de educação ambiental: refletindo sobre a prática educativa. In: Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC); 2007 Nov-Dez 27-01; Florianópolis, Brasil. 2007 [cited 2016 Abr 15]. Disponível a partir: http://www.fae.ufmg.br/abrapec/viempec/viempec/entrar.html.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico / Isabel Cristina de Moura Carvalho, 6ª. ed., São Paulo: Cortez, 2012.

CARNEGIE (Foundation for the Advancement of Teaching). 2014. Community Engagement Classification. Accessed September 25, 2014. Disponível a partir: http://classifications.carnegiefoundation.org/descriptions/community_engagement.php.

CAVALCANTI NETO, A. L. G.; AMARAL, E. M. R. Análise de concepções e visões de professores de ciências sobre educação ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental. 2011, 6(2): 119-136.

CHAWLA, L.; CUSHING, D. F. Education for strategic environmental behavior. Environmental Education Research. 2007, 13: 437-452.

COSTEL, E. M. Didatics options for the environmental education. Procedia - Social and Behavioral Sciences. 2015, 180: 1380-1385.

DA MATTA OLIVEIRA, N., REIS, M., DO VALLE PERLINGEIRO, R., FRAZÃO, A. C., CLAUSSEN, K.; GALIETA, T. Imagens de Educação Ambiental de futuros professores de Ciências Biológicas. Revista Práxis. 2013, 5(9): 57-63.

FEHLBERG, E. B.; HÖHER, B. G.; FERRARO, C.S. Educação Ambiental: Um processo coletivo para estimular habilidades, competências e valores sociais por meio de uma Unidade de Aprendizagem. In: 4º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente; 2014 Abr 23-25; Bento Gonçalves, Brasil. 2014. [cited 2016 Abr 15]. Disponível a partir: http://vbaco01.ucs.br/congressoAnais2014/getArtigo.php?id=452.

GAVIAO, L. O.; LIMA, G. B. A. Indicadores de sustentabilidade para a educação básica por modelagem fuzzy. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. 2015, 3(19): 274-297.

GOVERNO A política dos 5 R's. 2016. Disponível a partir: http://www.mma.gov.br/comunicacao/item/9410-a-pol%C3%ADtica-dos-5-r-s.

KAPLAN, R.; KAPLAN, S. Adolescents and the natural environment: A time out. In P. H Kahn & S. R. Kellert (Eds.), Children and nature. Psychological, sociocultural, and evolutionary investigations. Boston, MA: MIT press. 2002: 227–257.

KOPNINA, H. Education for sustainable development (ESD): the turn away from ‘environment’ in environmental education?, Environmental Education Research. 2012, 18(5): 699-717.

LIEFLÄNDER, A. K.; BOGNER, F. X. The effects of children’s age and sex on acquiring pro-environmental attitudes through environmental education. The Journal of Environmental Education. 2014, 45(2): 105–117.

LIEFLÄNDER, A. K.; FRÖHLICH, G.; BOGNER, F. X.; SCHULTZ, P. W. Promoting connectedness with nature through environmental education. Environmental Education Research. 2013, 19(3): 370–384.

LOPES RG, DE MOURA LR. Responsabilidade socioambiental: uma análise do projeto “campus verde–gestão ambiental do IFRN”. HOLOS. 2015, 3(24): 135-47.

MAGALHÃES, H. G. O conceito de gestão escolar na ecopedagogia. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental. 2012, 9(17): 262-273.

MORETTIN, P. A.; BUSSAB, W. O. Estatística Básica. 6ª. ed. São Paulo: Saraiva; 2010.

NAHAS, M. V. Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. 6ª. ed. Londrina: Midiograf, 2013.

NASIBULINA, A. Education for Sustainable Development and Environmental Ethics. Procedia - Social and Behavioral Sciences. 2015, 214: 1077-1082.

NEGEV, M.; SAGY, G.; GARB, Y.; SALZBERG, A.; TAL, A. Evaluating the environmental literacy of Israeli elementary and high school students. The Journal of Environmental Education. 2008, 39(2): 3–20.

OLSSON, D.; GERICKE, N. The adolescent dip in students' sustainability consciousness—Implications for education for sustainable development. The Journal of Environmental Education. 2016, 1(47): 35-51.

OLSSON, D.; GERICKE, N.; CHANG-RUNDGREN, S-N. The effect of implementation of education for sustainable development in Swedish compulsory schools - assessing pupils’ sustainability consciousness. Environmental Education Research. 2015, 47(1): 35–51.

POSTEUCĂ, N. L. Organizational culture and Entreprenorial Performance in Business Administration. Philosophy, Social and Human Disciplines, 1, Stefan cel Mare University of Suceava. 2013: 69-77.

RAMOS, T. B.; CAEIRO, S.; HOFF, B. V.; LOZANO, R.; HUISINGH, D.; CEULEMANS, K. Experiences from the implementation of sustainable development in higher education institutions: Environmental Management for Sustainable Universities. Journal of Cleaner Production. 2015, 106: 3-10.

RODRIGUES, A. M.; DE MENEZES, J. B. F.; DE ARAUJO RODRIGUES, M. V.; DE ABREU, M. K. F. Gestão Ambiental na Educação Básica: A realidade de escolas da rede estadual de ensino em Iguatu, Ceará, Brasil. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. 2016, 20(1): 40-49.

SABO, H. M. Environmental education and sustainable development general aspects. International Conference on Social Science and Humanity IPEDR, 5, IACSIT Press, Singapore. 2012, 2: 2-8.

SANTOS, A. F. Como transformar e criar artes na escola através de resíduos sólidos [manuscrito]/ Adriana Ferreira dos Santos. 2015.

SANTOS, P. T. A., DIAS, J., LIMA, V. E., OLIVEIRA, M. J., NETO, L. J. A., & CELESTINO, V. Q. Lixo e reciclagem como tema motivador no Ensino de Química. Eclética Química. 2011, 36(1): 78-92.

SHEPHARD, K.; HARRAWAY, J.; LOVELOCK, B.; MIROSA, M.; SKEAFF, S.; SLOOTEN, L.; STRACK, M.; FURNARI, M.; JOWETT, T.; DEAKER, L.. Seeking learning outcomes appropriate for ‘education for sustainable development’ and for higher education. Assessment & Evaluation in Higher Education. 2015, 40(6): 855-866.

SIMONNEAUX, J.; SIMONNEAUX, L. Educacionais para o ensino de questões sociocientíficos ambientais dentro da perspectiva da sustentabilidade. Investigação em Ciências da Educação. 2012, 42(1): 75-94.

SMANEOTO, C.; CENCI, D. R.; DE LIMA, J. M. A Educação Ambiental como direito fundamental do homem. Revista Monografias Ambientais. 2012, 5(5): 922-933.

STONE, M. K.; BARLOW, Z.; CAPRA, F. "Alfabetização Ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável." In: Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. Cultrix; 2006.

TORRES, J. R; FERRARI, N.; MAESTRELLI, S. R. P. Educação ambiental crítico-transformadora no contexto escolar: teoria e prática freireana. In: Educação Ambiental: dialogando com Paulo Freire/ Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Juliana Rezende Torres, (orgs.). 1. ed. São Paulo: Cortez, 2014. p.13-80.

UITTO, A.; SALORANTA, S. The relationship between secondary school students’ environmental and human values, attitudes, interests and motivations. Procedia - Social and Behavioral Sciences. 2010, 9(0): 1866–1872.

VICENTE, A. N. da C; PICOLO, A. F. O.; GOMES; C. M.; VIEBIG, R. F. Aplicabilidade do Pentáculo do Bem-estar como ferramenta para nutricionistas. Revista Digital, Buenos Aires. 2009, 13(129).

Published

2016-09-28

How to Cite

Coutinho, C., Ruppenthal, R., Adaime, M. B., & Machado, M. V. (2016). Pentáculo Ambiental: Instrumento para Verificação das Atitudes Ambientais. Ciência E Natura, 38(3), 1469–1478. https://doi.org/10.5902/2179460X22551

Issue

Section

Teaching

Most read articles by the same author(s)