A Capacidade de Resolver Problemas: um Estudo-Piloto Sobre a Adequação de um Teste de Desempenho na Resolução de Problemas

Raquel Ruppenthal, Cadidja Coutinho, Kátia Maldaner Orth, Míriam dos Santos Meira, Maria Rosa Chitolina Schetinger

Abstract


Neste trabalho, realiza-se uma revisão sobre as habilidades necessárias para a resolução de problemas, bem como de testes que permitem avaliar a capacidade de resolução de situações-problema por estudantes. Para tal, aplicou-se um teste adaptado de García García & Renteria Rodriguez (2012) com estudantes do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Ibirubá- RS. A partir desse teste-pilotoconstatou-se que a maioria dos estudantes apresenta baixa capacidade para resolver problemas, sendo que os mesmos apresentam dificuldades em fatores como Predição e transferência, Capacidade de síntese e de Análise, principalmente. Observou-se que o teste necessita o acréscimo de um glossário nas questões que apresentam palavras mais complexas, a fim de que possa ser utilizado novamente.


Keywords


Ensino de ciências, resolução de problemas, habilidades, testes

References


INSTITUTO ABRAMUNDO. (2014). Indicador De Letramento Científico: Relatório Técnico da edição 2014. São Paulo.

CACHAPUZ, A.; et al. (2011). A necessária renovação no ensino de ciências. 2 ed. São Paulo: Cortez.

GARCÍA GARCÍA, J. J.; RENTERIA RODRIGUEZ, E. . (2012). La medición de la capacidad de resolucion de problemas em las ciências experimentales. Ciência & Educação, 18 (4), 755-767.

POZO, J. I.; ECHEVERRÍA, M. P.P.; CASTILLO, J. D.; ANGÓN, Y. P. (1998). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. (2009). A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 5ª. Ed.

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (2011). Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, 16( 1), 59-77.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2179460X17218

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c)



Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.