A Capacidade de Resolver Problemas: um Estudo-Piloto Sobre a Adequação de um Teste de Desempenho na Resolução de Problemas

Autores

  • Raquel Ruppenthal
  • Cadidja Coutinho
  • Kátia Maldaner Orth
  • Míriam dos Santos Meira
  • Maria Rosa Chitolina Schetinger

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X17218

Palavras-chave:

Ensino de ciências, resolução de problemas, habilidades, testes

Resumo

Neste trabalho, realiza-se uma revisão sobre as habilidades necessárias para a resolução de problemas, bem como de testes que permitem avaliar a capacidade de resolução de situações-problema por estudantes. Para tal, aplicou-se um teste adaptado de García García & Renteria Rodriguez (2012) com estudantes do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Ibirubá- RS. A partir desse teste-pilotoconstatou-se que a maioria dos estudantes apresenta baixa capacidade para resolver problemas, sendo que os mesmos apresentam dificuldades em fatores como Predição e transferência, Capacidade de síntese e de Análise, principalmente. Observou-se que o teste necessita o acréscimo de um glossário nas questões que apresentam palavras mais complexas, a fim de que possa ser utilizado novamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Ruppenthal

Cadidja Coutinho

Kátia Maldaner Orth

Míriam dos Santos Meira

Maria Rosa Chitolina Schetinger

Referências

INSTITUTO ABRAMUNDO. (2014). Indicador De Letramento Científico: Relatório Técnico da edição 2014. São Paulo.

CACHAPUZ, A.; et al. (2011). A necessária renovação no ensino de ciências. 2 ed. São Paulo: Cortez.

GARCÍA GARCÍA, J. J.; RENTERIA RODRIGUEZ, E. . (2012). La medición de la capacidad de resolucion de problemas em las ciências experimentales. Ciência & Educação, 18 (4), 755-767.

POZO, J. I.; ECHEVERRÍA, M. P.P.; CASTILLO, J. D.; ANGÓN, Y. P. (1998). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. (2009). A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 5ª. Ed.

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (2011). Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, 16( 1), 59-77.

Downloads

Publicado

2015-09-03

Como Citar

Ruppenthal, R., Coutinho, C., Orth, K. M., Meira, M. dos S., & Schetinger, M. R. C. (2015). A Capacidade de Resolver Problemas: um Estudo-Piloto Sobre a Adequação de um Teste de Desempenho na Resolução de Problemas. Ciência E Natura, 37(3), 833–848. https://doi.org/10.5902/2179460X17218

Edição

Seção

Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)