Recursos Tecnológicos e temas Transversais no Ensino da Física: Um Estudo de Caso no IFSUL/ Campus Camaquã

Autores

  • Leandro Neutzling Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul/Câmpus Camaquã
  • Eniz Conceição Oliveira Centro Universitário UNIVATES
  • José Claudio Del Pino Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X18407

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, efeito estufa, simulador PhET, tema transversal, tecnologias na educação.

Resumo

Salienta-se que o computador e o software educacional podem ser ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem. Diante disso, a presente pesquisa visa analisar as potencialidades dos simuladores computacionais nos processos de ensino e aprendizagem através de uma abordagem transversal sobre o tema Efeito Estufa. A atividade foi desenvolvida com uma turma de estudantes do 2º ano do Curso Técnico em Automação Industrial - Forma Integrada, na disciplina de Física II do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)/Câmpus Camaquã. A proposta adotou por base os pressupostos de uma pesquisa qualitativa com viés exploratório e delineamento metodológico de um estudo de caso. Os resultados foram discutidos a luz da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. É possível destacar que houve uma evolução significativa no conhecimento dos estudantes sobre o tema abordado. Dessa maneira, pode-se concluir que o simulador PhET  tem potencial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A Utilização do gás metano. (2013). Disponível em: <http://www.fragmaq.com.br/blog/utilizacao-gas-metano/>. Acesso em: 14 set. 2014.

André, M. E. D.; Lüdke, M. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

Araujo, I. S. (2005). Simulação e modelagem computacionais como recursos auxiliares no ensino de física geral. UFRGS. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/5771. Acesso em: 11 ago. 2014.

Ausubel, D. P. (2003). Aquisição e Retenção de Conhecimento: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano.

Balanço de radiação (2014). Disponível em: <http://www.sbmet.org.br/ecomac/pages/trabalhos/balanco%20de%20radiacao.txt>. Acesso em: 17 set., 2014.

Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Bogdan, R.; Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.

Brandão, E. J. R.; Richetti, S. (2006). Informática na educação: a percepção de professores quanto ao uso do computador nas escolas. In: Brandão, E. J. R. (Org). Tecendo Caminhos em Informática na Educação. Passo Fundo: UPF.

Brasil (1981). Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981. Política Nacional do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm>. Acesso em: 22 ago. 2014.

Brasil (1999). Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: 2 set. 2014.

Brasil (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos, apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf>. Acesso em: 23 de out. 2014.

Cardoso, S. O. de O. (2011). Ensinando o efeito fotoelétrico por meio de simulações computacionais: elaboração de roteiro de aula de acordo com teoria da aprendizagem significativa. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica, Belo Horizonte, 17 jun. 2011. Disponível em: <http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/EnCiMat_CardosoSO_1.pdf>. Acesso em: 5 dez. 2014.

Chuva ácida pode desacelerar efeito estufa, diz estudo (2004). Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2004/08/040803_chuvaebc.shtml>. Acesso em: 10 set. 2014.

Chuva ácida (2014). Química e Tecnologia da Educação. Disponível em: <http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/ar_chuvacida.html>. Acesso em: 16 set. 2014.

Dantas, A. A. A. et al. O vapor d'água na atmosfera psicrometria. Disponível em: <http://www.deg.ufla.br/site/_adm/upload/file/Agrometeorologia/3%20%20O%20VAPOR%20DAGUA%20NA%20ATMOSFERA%20-%20PSICROMETRIA.pdf>. Acesso em: 15 set. 2014.

Demo, P. (2001). Conhecimento e aprendizagem na nova mídia. Brasília: Plano.

Efeito estufa (2014). Mudanças climáticas. Disponível em: <http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/node/661>. Acesso em: 10 set. 2014.

Freire, P. (2003). Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. São Paulo: UNESP.

Galiazzi, M. do C.; Moraes, R. (2007). Análise Textual Discursiva. Ijuí: Unijuí.

Gil, A. C. (1995). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.

______. Métodos e técnicas de pesquisa social (2012). São Paulo: Atlas.

______.Como elaborar projetos de pesquisa (2002). São Paulo: Atlas.

Instituto nacional de pesquisas espaciais (2014). Princípios de Meteorologia e Meio Ambiente. Centro de previsão de tempo e estudos climáticos. Disponível em: <http://www.cptec.inpe.br/glossario.shtml>. Acesso em: 16 set. 2014.

Libanore, A. C. L. da S.; Obara, A. T. (2009). Concepções alternativas sobre efeito estufa e a formação científica de professores e alunos. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1628.pdf>. Acesso em: 13 set. 2014.

Macedo, J. A. (2009). Simulações computacionais como ferramenta auxiliar ao ensino de conceitos básicos de eletromagnetismo: elaboração de um roteiro de atividades para professores do ensino médio. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 17 abr. 2009. Disponível em: <http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/EnCiMat_MacedoJA_1.pdf>. Acesso em: 4 nov. 2013.

Medeiros, A.; Medeiros, C. F. de (2002). Possibilidades e limitações das simulações computacionais no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 24 (2), 77-86. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/cref/ntef/publica.html>. Acesso em: 2 dez. 2013.

Molion, L. C. B. (2014). Desmistificando o Aquecimento Global. Disponível em: <http://www.lgmh.ufpe.br/biomol/AGA/molion_desmist.pdf>. Acesso em: 12 set. 2014.

Moraes, R. (2003). Uma Tempestade de Luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, 9 (2), 191-211. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/04.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2014.

Moreira, M. A. (2008). Aprendizagem Significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor.

O nitrogênio (2014). Só biologia. Disponível em: <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ar/Ar1.php>. Acesso em: 11 set. 2014.

Onça, D. de S.; Felicio, R. A. (2011). Dióxido de Carbono: gás da vida ou poluente atmosférico? Fórum Ambiental da Alta Paulista, 7 (8), 1231-1243. Disponível em: <http://www.amigosdanatureza.org.br/publicacoes/index.php/forum_ambiental/article/view/195/194>. Acesso em: 12 set. 2014

Oxigênio (2014). Laboratório Virtual de Química. Disponível em: <http://www2.fc.unesp.br/lvq/LVQ_tabela/008_oxigenio.html>. Acesso em: 15 set. 2014.

Painel intergovernamental sobre mudança do clima (2007). Mudanças do clima 2007: a base das Ciências Físicas.

Panzera, A. C.; Moura, D. G. O. Efeito estufa e o clima na Terra. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/banco_objetos_crv/Efeito_Estufa_e_o_clima_na_terra.pdf>. Acesso em: 11 set. 2014.

Phet (2013). University of Colorado at Boulder. Interactive Simulations. Disponível em: <http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/greenhouse>. Acesso em: 10 abr. 2013.

Santos, M. A. dos (2000). Inventário de emissões de gases de efeito estufa derivadas de hidrelétricas. 147 f. Tese (Doutorado em Ciências em Planejamento Energético) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, mar. 2000. Disponível em: <http://www.ppe.ufrj.br/ppe/production/tesis/masantos.pdf>. Acesso em: 15 set. 2014.

Santos, R. H. M.; Massabni, V. G. (2012). Concepções de estudantes de 7 a 9 anos sobre efeito estufa e escassez de água e sua percepção sobre o futuro do mundo. Ensino, Saúde e Ambiente, 5 (3), 1-17. Disponível em: <http://ensinosaudeambiente.uff.br/index.php/ensinosaudeambiente/article/view/11/11>. Acesso em: 13 set. 2014.

Sensoriamento Remoto e Radiação Atmosférica (2014). Disponível em: <http://www.iag.usp.br/siae98/meteorologia/radiacao.htm>. Acesso em: 16 set. 2014.

Severiano, L. A. N. (2012). Serviço de Informação à Comunidade: a Biblioteca Pública como instrumento de cidadania e ação social. CRB-8 Digital, 5 (2), 63-68. Disponível em: <http://www.revista.crb8.org.br/index.php/crb8digital/article/viewFile/95/95>. Acesso em: 11 nov. 2013.

Souza, N. J. (2014). Influência das queimadas da Amazônia sobre o efeito estufa. Disponível em: <http://www.floresta.ufpr.br/alias/lpf/public_html/efeitoestufa.html>. Acesso em: 15 set. 2014.

Tomás, D. D.; Lombardo, M. A. (2012). Concentração de vapor d'água na atmosfera de áreas urbanas, São Paulo/Brasil. Revista Mercador, 11 (25), 153-167.

Vapor de água acelera aquecimento global (2014). Diário de Notícias. Disponível em: < http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=1135850&page=-1>. Acesso em: 15 set. 2014.

Veit, E.A.; Teodoro, V. D. (2002). Modelagem no Ensino/Aprendizagem de Física e os Novos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, 24 (2), 87-96. Disponível em: < http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v24_87.pdf>. Acesso em: 11 set. 2014.

WWF (2014). As Mudanças Climáticas. Disponível em: <http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/clima/mudancas_climaticas2/>. Acesso em: 10 set. 2014.

Yin, Robert K (2001). Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman.

Downloads

Publicado

2016-01-31

Como Citar

Barbosa, L. N., Oliveira, E. C., & Pino, J. C. D. (2016). Recursos Tecnológicos e temas Transversais no Ensino da Física: Um Estudo de Caso no IFSUL/ Campus Camaquã. Ciência E Natura, 38(1), 494–512. https://doi.org/10.5902/2179460X18407

Edição

Seção

Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)