Seminário Integrado e Projetos de Aprendizagem: Uma Proposta Metodológica para a Construção de Saberes

Everton Bedin, José Claudio Del Pino

Abstract


Este ensaio traz à tona ponderações de um estudo realizado à luz da inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e adaptação da Metodologia de Projetos de Aprendizagem (PAs) na disciplina de Seminário Integrado (SI), na realidade da modalidade de Ensino Médio Politécnico (EMP). Desta forma, este artigo tem por intuito apresentar as concepções que os estudantes do segundo ano do EMP carregam no viés de imagens sobre a temática ambiental, a fim de construir, por meio da metodologia supracitada no viés das TICs, projetos científicos de pesquisa. O estudo realizado foi de caráter qualitativo. A coleta de dados foi realizada dentro do ambiente de aprendizagem; logo, com observação e diálogos via apresentação de um plano de aula. Nesta perspectiva, verificou-se que os estudantes, quando instigados a trocar saberes do contexto com a temática de Sustentabilidade Ambiental, caracterizam-na de forma espiritual, tecnológica e, dentre outros, familiar. Destarte, observou-se que os estudantes, quando trabalham em grupo, desenvolvem projetos científicos, constroem e reconstroem saberes sobre Sustentabilidade Ambiental e tornam-se autores da própria aprendizagem.


Keywords


Tecnologia da Informação e Comunicação, Projeto de Aprendizagem, Saberes

References


ASSMANN, H. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ciência da Informação, v. 29, n. 2. p. 7-15, 2000.

BOUTINET, J. P. Antropologia do Projeto. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio, Ministério da Educação, Brasília, 1999.

CARVALHO, M. J. S.; NEVADO, R. A. de; MENEZES, Crediné Silva de. Arquiteturas pedagógicas para educação à distância. Porto Alegre, Ricardo Lenz, 2007.

FAGUNDES, L. da C.; SATO, L. S. MAÇADA, D. L. Aprendizes do Futuro: as inovações começaram! Coleção Informática para a mudança na Educação. Brasília, MEC, 1999. Disponível em: Acesso em: 20 de jan de 2015.

FAGUNDES, L. da C.; et al. Aprendizes do Futuro: as inovações começaram! Disponível em . Acesso em: 23 out. 2005a.

FAGUNDES, L. da C.; et al. Programa Escola Conectividade e Sociedade da Informação e do Conhecimento. Disponível em . Acesso em: 23 jan. 2005b.

GROSSECK, G.; MARINHO, S. P. P.; TÁRCIA, L. Educação a distância baseada na Web 2.0: a emergência de uma Pedagogia 2.0. EDUCAÇÃO & LINGUAGEM. V. 12. N. 19. 111-123, JAN.-JUN. 2009

HERNÁNDEZ, F. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos. Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed: 1998.

JACOBI, P. Meio Ambiente e Sustentabilidade. In: Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam. O município no século XXI: cenários e perspectivas. ed. Especial. São Paulo, 1999. 400 p.

KENSKI, V. M. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, nº 07. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Jan.-abr., 1997.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. São Paulo: Papirus, 2008

MATURANA, H.; ZÖLLER, G. V. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Athena, 2004

PIAGET, J. Inteligencia y afectividad. Buenos Aires: Aique, 2001

SCHLEMMER, E. Projetos de Aprendizagem Baseados em Problemas: uma metodologia interacionista/construtivista para formação de comunidades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Revista Digital da CVA – RICESU. Colabora, Curitiba, v.1, n.2 - p. 10-21, novembro 2001.

SEDUCRS. Proposta Pedagógica Para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio - 2011-2014. Disponível em: Acesso em: 27 de maio 2013.




DOI: https://doi.org/10.5902/2179460X17245

Copyright (c)



Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.