Seminário Integrado e Projetos de Aprendizagem: Uma Proposta Metodológica para a Construção de Saberes
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X17245Palavras-chave:
Tecnologia da Informação e Comunicação, Projeto de Aprendizagem, SaberesResumo
Este ensaio traz à tona ponderações de um estudo realizado à luz da inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e adaptação da Metodologia de Projetos de Aprendizagem (PAs) na disciplina de Seminário Integrado (SI), na realidade da modalidade de Ensino Médio Politécnico (EMP). Desta forma, este artigo tem por intuito apresentar as concepções que os estudantes do segundo ano do EMP carregam no viés de imagens sobre a temática ambiental, a fim de construir, por meio da metodologia supracitada no viés das TICs, projetos científicos de pesquisa. O estudo realizado foi de caráter qualitativo. A coleta de dados foi realizada dentro do ambiente de aprendizagem; logo, com observação e diálogos via apresentação de um plano de aula. Nesta perspectiva, verificou-se que os estudantes, quando instigados a trocar saberes do contexto com a temática de Sustentabilidade Ambiental, caracterizam-na de forma espiritual, tecnológica e, dentre outros, familiar. Destarte, observou-se que os estudantes, quando trabalham em grupo, desenvolvem projetos científicos, constroem e reconstroem saberes sobre Sustentabilidade Ambiental e tornam-se autores da própria aprendizagem.
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