Seminário Integrado e Projetos de Aprendizagem: Uma Proposta Metodológica para a Construção de Saberes
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X17245Keywords:
Tecnologia da Informação e Comunicação, Projeto de Aprendizagem, SaberesAbstract
Este ensaio traz à tona ponderações de um estudo realizado à luz da inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e adaptação da Metodologia de Projetos de Aprendizagem (PAs) na disciplina de Seminário Integrado (SI), na realidade da modalidade de Ensino Médio Politécnico (EMP). Desta forma, este artigo tem por intuito apresentar as concepções que os estudantes do segundo ano do EMP carregam no viés de imagens sobre a temática ambiental, a fim de construir, por meio da metodologia supracitada no viés das TICs, projetos científicos de pesquisa. O estudo realizado foi de caráter qualitativo. A coleta de dados foi realizada dentro do ambiente de aprendizagem; logo, com observação e diálogos via apresentação de um plano de aula. Nesta perspectiva, verificou-se que os estudantes, quando instigados a trocar saberes do contexto com a temática de Sustentabilidade Ambiental, caracterizam-na de forma espiritual, tecnológica e, dentre outros, familiar. Destarte, observou-se que os estudantes, quando trabalham em grupo, desenvolvem projetos científicos, constroem e reconstroem saberes sobre Sustentabilidade Ambiental e tornam-se autores da própria aprendizagem.
Downloads
References
ASSMANN, H. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ciência da Informação, v. 29, n. 2. p. 7-15, 2000.
BOUTINET, J. P. Antropologia do Projeto. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio, Ministério da Educação, Brasília, 1999.
CARVALHO, M. J. S.; NEVADO, R. A. de; MENEZES, Crediné Silva de. Arquiteturas pedagógicas para educação à distância. Porto Alegre, Ricardo Lenz, 2007.
FAGUNDES, L. da C.; SATO, L. S. MAÇADA, D. L. Aprendizes do Futuro: as inovações começaram! Coleção Informática para a mudança na Educação. Brasília, MEC, 1999. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me003153.pdf> Acesso em: 20 de jan de 2015.
FAGUNDES, L. da C.; et al. Aprendizes do Futuro: as inovações começaram! Disponível em <http://mathematikos.psico.ufrgs.br/textos.html>. Acesso em: 23 out. 2005a.
FAGUNDES, L. da C.; et al. Programa Escola Conectividade e Sociedade da Informação e do Conhecimento. Disponível em <http://ecsic.lec.ufrgs.br/>. Acesso em: 23 jan. 2005b.
GROSSECK, G.; MARINHO, S. P. P.; TÁRCIA, L. Educação a distância baseada na Web 2.0: a emergência de uma Pedagogia 2.0. EDUCAÇÃO & LINGUAGEM. V. 12. N. 19. 111-123, JAN.-JUN. 2009
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos. Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed: 1998.
JACOBI, P. Meio Ambiente e Sustentabilidade. In: Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam. O município no século XXI: cenários e perspectivas. ed. Especial. São Paulo, 1999. 400 p.
KENSKI, V. M. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, nº 07. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Jan.-abr., 1997.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. São Paulo: Papirus, 2008
MATURANA, H.; ZÖLLER, G. V. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Athena, 2004
PIAGET, J. Inteligencia y afectividad. Buenos Aires: Aique, 2001
SCHLEMMER, E. Projetos de Aprendizagem Baseados em Problemas: uma metodologia interacionista/construtivista para formação de comunidades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Revista Digital da CVA – RICESU. Colabora, Curitiba, v.1, n.2 - p. 10-21, novembro 2001.
SEDUCRS. Proposta Pedagógica Para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio - 2011-2014. Disponível em: <http://www.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_proposta.pdf> Acesso em: 27 de maio 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
To access the DECLARATION AND TRANSFER OF COPYRIGHT AUTHOR’S DECLARATION AND COPYRIGHT LICENSE click here.
Ethical Guidelines for Journal Publication
The Ciência e Natura journal is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review Articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The Authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding Author should ensure that there is a full consensus of all Co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An Editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the Author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviewers should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that Authors can use them for improving the paper. Any selected Reviewer who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the Editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.