Ferramentas de Geoprocessamento Aplicadas no Mapeamento do uso da terra no Município de Jaguari/RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X18243Palavras-chave:
Landsat-8, Classificação Digital, Sensoriamento Remoto.Resumo
Este trabalho possui o objetivo de identificar os distintos usos da terra do município de Jaguari/RS por meio das ferramentas de geoprocessamento, com foco a verificação da localização espacial dos usos e de suas características. Além disso, será estimado a quantidade de áreas plantadas (agricultura) no município. Nesse foco, utilizar-se-ão imagens de satélite da plataforma Landsat-8, imagens Shuttle Radar Topography Mission (SRTM), e, para analisar tais dados, o aplicativo ArcGIS®. Dessa forma, por meio da classificação digital supervisionada pelo método de máxima verossimilhança (MaxVer), pode-se estimar os usos da terra da área de estudo. Assim, após a classificação, verificou-se que os usos da terra mais presentes no município são: solo exposto (35,3%), lavouras (22,3%), vegetação (22,1%) e os campos (15,7%). Ainda, geraram-se análises particulares, dentro de cada território distrital, em 3 zonas altimétricas do município e, por fim, em 3 zonas clinográficas. Com isso,verificou-se, que tal metodologia de análise implica em uma importante ferramenta de auxílio à tomada de decisão, pois há um grande auxílio no planejamento ambiental do município, bem como no conhecimento de dados para a gestão do território.Downloads
Referências
AMARAL, A. B.; RIOS, A. de S. GEOPROCESSAMENTO: Mapeamento do uso e ocupação do solo no alto curso do Rio Piedade. Revista de Geografia - PPGEO - v. 2, nº 1 (2012). Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistageografia/files/2012/10/GEOPROCESSAMENTO-MAPEAMENTO-DO-USO-E-OCUPA%C3%87%C3%83O-DO-SOLO-NO-ALTO-CURSO-DO-RIO-PIEDADE.pdf>. Acesso em 30 mai.2015.
COLLISCHONN, B.; COLLISCHONN, W. Classificação multitemporal de uso do solo usando imagens CBERS para fins de simulação e gerenciamento de recursos hídricos na bacia do rio Quaraí. Anais XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Natal, Brasil, 25-30 abril 2009, INPE, p. 4687-4692.
KALAF, R.; BRASILEIRO, R.; CARDOSO, P. V.; CRUZ, C. B. M. Landsat 8: Avanços para mapeamento em mesoescala. In: 4º Congresso Brasileiro de Geoprocessamento, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: <http://www.cartografia.org.br/cbg/trabalhos/90/51/resumo-geotec-roberta-raissa-1_1374611841.pdf>. Acesso em 7 abr.2015.
MENESES, P. R.; ALMEIDA, T. de (Org.). Introdução ao Processamento de Imagens de Sensoriamento Remoto. Brasília, 2012.
MICROSOFT. Microsoft® Office Excel, 2007.
SOUZA, G. M. de; MATRICARDI, E. A. T. Análise comparativa dos modelos de elevação SRTM, ASTER GDEM e TOPODATA para estimar o fator topográfico (LS) da USLE. Anais XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 13 a 18 de abril de 2013, INPE. Disponível em: <http://www.dsr.inpe.br/sbsr2013/files/p0253.pdf>. Acesso em 17 fev.14.
USGS (U.S. Geological Survey). EarthExplorer. Disponível em: <http://earthexplorer.usgs.gov/>. Acesso em: 19 fev. 2015.
WEISS, C. V. da C.; LIMA, L. T. de; TERCEIRO, A. M.; GAUER, N. P. Mapeamento do uso e ocupação do solo utilizando imagens de satélite do sensor TM/Landsat 5 no litoral sul do Rio Grande do Sul, Brasil. Anais XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 13 a 18 de abril de 2013, INPE. Disponível em: <http://www.dsr.inpe.br/sbsr2013/files/p0552.pdf>. Acesso em 30 mai.2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.