Distribuição da Precipitação Pluviométrica no Período Veranil e Invernal de 2013/2014 na Área Urbana de Santa Maria/RS e seu Entorno
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X18026Palavras-chave:
Climatologia, precipitação, variabilidade espaço- temporal, Santa Maria.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar a distribuição da precipitação pluviométrica no período sazonal do verão de 2013/2014 e no inverno de 2014 na área urbana de Santa Maria/RS e seu entorno. Para o desenvolvimento deste trabalho foram construídos e colocados 10 pluviômetros artesanais em pontos estratégicos, elaborados conforme Milanesi; Galvani (2013), e mais o dado oficial da estação Meteorológica da Universidade Federal de Santa Maria/INMET. Na análise dos resultados pode-se observar que no período veranil os maiores totais pluviométricos foram localizados ao Norte e Nordeste da área urbana. Já ao Sul e Sudoeste da área urbana, os menores totais pluviométricos do período sazonal citado. No período invernal pode-se observar que os maiores totais pluviométricos foram localizados ao Norte da área urbana, próximos ao P07 na Fundação Moã e nos bairros Chácara das Flores. Já os menores totais localizaram-se ao Sul e Sudoeste da área de estudo. Dessa forma, se pode observar que a distribuição espaço-temporal pluviométrica na área urbana de Santa Maria e seu entorno são influenciadas por dois fatores: deslocamento de Frentes Polares e a influência do relevo, ainda que não seja significativa.
Downloads
Referências
AYOADE, J. O. Introdução a Climatologia para os Trópicos. 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
BRITTO, F. P.; BORLETTA, R.; MENDONÇA, M. Regionalização sazonal e mensal da precipitação pluvial máxima no estado do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Climatologia, Vol. 2, p. 35-51, dez. 2006.
CORREA, M. G. G. Distribuição espacial e variabilidade da precipitação pluviométrica na bacia do rio Piquiri-PR. Dissertação (Mestre em Geografia Física) -Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
DAL’ASTA, A. P. Elaboração de Zoneamento Geoambiental para o Perímetro Urbano de Santa Maria – Rs. 2009. 176 f. Dissertação (Mestre em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.
FORGIARINI, et al. Análise De Chuvas Orográficas No Centro Do Estado Do Rio Grande Do Sul. Revista Brasileira de Climatologia. Ano 9 – Vol. 13 – JUL/DEZ 2013.
GALVANI, E. (Org.); LIMA, N. G. B. de (Org.). Climatologia Aplicada: Resgate aos estudos caso. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2012. v. 1. 192 p.
HOPPE I.L, et al. Comparação Entre Um Abrigo Meteorológico De Baixo Custo e a Estação Meteorológica Oficial Do Inmet em Santa Maria (RS). Ciência&Natura. Santa Maria, v. 37 Ed. Especial SIC, 2015, p. 132 – 137.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE Cidade. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=430637&search=rio-grande-do-sul|dilermando-de-aguiar|infograficos:-informacoes-completas> Acesso em 04 de jul. 2014.
KÖEPPEN, W. Climatología. México - Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica. 2º edição. 1931.
PAULA, G. M. de. O fenômeno El Niño Oscilação Sul e a Erosividade das Chuvas em Santa Maria, RS. 2009. 55f. Dissertação (Pós-Graduação Em Engenharia Agrícola) – Universidade Federal de Santa Maria. 2009.
PAULA, A. D, de. A Relação entre o Vento Norte e a Precipitação Pluviométrica de 2001 a 2007 no Município de Santa Maria-RS. 2008, 67 f. Trabalho de Graduação II (Graduação em Geografia) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.
MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: Noções básicas e climas do Brasil. Oficina de Textos: São Paulo, 2009.
MILANESI, M. A. Avaliação do Efeito Orográfico na Pluviometria nas Vertentes Opostas da Ilha de São Sebastião (Ilhabela- SP). 2007. 141 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
MILANESI, M. A.; GALVANI, E. Pluviômetro Experimental Para Localidades Remotas. In.: Climatologia Aplicada: Resgate aos Estudos de Caso. Galvani, E.; Lima, N. G. B. (Orgs.). Curitiba: Editora CRV, 2012. v. 1. 192 p. 1 ed.
SARTORI, M. da G. B. A dinâmica do clima no Rio Grande do Sul: indução empírica e conhecimentos científicos. Terra Livre, São Paulo, Ano 19, vol. I, n. 20, p. 27-49,jan./jul. 2003.
____. Distribuição das Chuvas no Rio Grande do Sul e Variabilidade Temporo-Espacial no Período 1912-1924. Anais,... Simpósio de Geografia Física, V, São Paulo. p. 275- 280, 1993b.
____. As Variações Pluviométricas e o Regime das Chuvas na Região Central do Rio Grande do Sul. Boletim de Geografia Teorética, 23 (45-46): 70-84, 1993c.
____ . A dinâmica do clima no Rio Grande do Sul: indução empírica e conhecimentos científicos. Terra Livre, São Paulo, Ano 19, vol. I, n. 20, p. 27-49,jan./jul. 2003.
____. Gênese E Características do Vento Norte Regional em Santa Maria, Rs. . Anais,.... X Simpósio Brasileiro De Geografia Física aplicada, Rio de Janeiro, RJ. 2003. Disponível em: < http://www.cibergeo.org/XSBGFA/eixo3/3.4/146/146.htm >. Acesso em: 30 maio. 2014.
SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS, SANEAMENTO E OBRAS / DEPARTAMENTO DE ÁGUAS E ENERGIA ELÉTRICA CENTRO TECNOLÓGICO DE HIDRÁULICA E RECURSOS HÍDRICOS. Prefeitura de São Paulo. Rede de monitoramento pluviométrico da Prefeitura Municipal de São Paulo. São Paulo, 2000. Disponível em:< http://www.daee.sp.gov.br>. Aceso em: 24 mar. 2013.
SILVEIRA, P. da C. Precipitação pluviométrica na Bacia Hidrográfica do Rio Vacacaí, RS. 2012. 56 f. Dissertação (Mestrado em Geográfica) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.
WOLLMANN, C. A., SARTORI, M. da G. B. O Clima Do Rio Grande Do Sul No Verão: Análise Sobre A Circulação Atmosférica Regional E Os Principais Tipos De Sucessão Do Tempo Em Três Casos Típicos. Geografia: Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 13 n. 1, p. 3342, 2009a.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.