O Ensino de Química Através de Temáticas: Contribuições do Laequi para a Área

Autores

  • Mara Elisa Fortes Braibante Departamento de Química, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Brasil.
  • Maurícius Selvero Pazinato Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X16226

Palavras-chave:

LAEQUI, grupo de pesquisa, temáticas, Ensino de Química.

Resumo

O Laboratório de Ensino de Química (LAEQUI)é um grupo de pesquisa da área de ensino de Química da UFSM. Um dos principais objetivos do grupo é contribuir para melhorias na educação em Química nos níveis básico e superior. Neste trabalho é apresentada uma breve fundamentação teórica sobre a utilização de temáticas no ensino bem como algumas pesquisas desenvolvidas pelo LAEQUI. Ainda são discutidas as implicações destas pesquisas na aprendizagem dos estudantes do ensino médio e as propostas metodológicas utilizadas, além das contribuições do grupo para a área de ensino de Química. Ao final deste artigo são realizadas algumas considerações sobre a abordagem temática na educação química, alertando para a necessidade de se avançar para uma contextualização mais problematizadora e condizente com o seu verdadeiro sentido.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Elisa Fortes Braibante, Departamento de Química, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Brasil.

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, UFSM

Downloads

Publicado

2014-11-14

Como Citar

Braibante, M. E. F., & Pazinato, M. S. (2014). O Ensino de Química Através de Temáticas: Contribuições do Laequi para a Área. Ciência E Natura, 36(2), 819–826. https://doi.org/10.5902/2179460X16226