The "Magic or Science" activity of the event Portas Abertas 2018: an analysis of the questions asked by visitors

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X43329

Keywords:

Experimentation, Investigative, Informative

Abstract

This article aims to perform a qualitative analysis on the questions produced by the visitors of the activity "Magic or Science?" of event Portas Abertas offered by a Brazilian public university. In event Portas Abertas of 2018, six experiments were presented to more than 100 visitors who interacted with the moderators through questions about practices. Therefore, the objective of this article is to analyze the character and the demand of the questions asked by the visitors of the activity and to classify them according to the components of the scientific explanation proposed in the literature. The questions produced were recorded with a voice recorder and in the researchers' field diaries. In general, there was a predominance of informative questions belonging to the subcategories of description and causal explanation, however it is highlighted that there was a satisfactory number of investigative questions of prediction. The questions classified with the investigative character and demand of the prediction type need a future action to be answered, that is, they favor the investigation on the scientific knowledge involved in the studied phenomenon.

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Author Biographies

Alessandro da Silva Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Possuo graduação em Química Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012) e Licenciatura em Química (2018) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018). As principais áreas da minha atuação são: fontes não convencionais de energia relacionadas a combustíveis fósseis, como hidratos de gás e carvão, estudo de folhelhos como reservatórios não convencionais de gás natural: uma abordagem integrada para o entendimento de depósitos de gás e óleo associados a folhelhos, incluindo aspectos geoquímicos, petrofísicos, geomecânicos e geológicos- Projeto SHALE. Nestas áreas de pesquisa, atuo utilizando reatores de alta pressão e caracterização dos mesmos, utilizando diversas técnicas analíticas instrumentais, tais como: Difratômetro de Raios-X, Infra vermelho, Analisadores Elementar (C, H, N, S), PTGA (analisador termogravimétrico a altas pressões). Atualmente é pós-doutorando no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Tuberculose (INCT-TB) da PUCRS, atuando em projetos visando o desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento da tuberculose.

Maurícius Selvero Pazinato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande Sul - UFRGS, Instituto de Química, Departamento de Química Orgânica. Orienta nos Programas de Pós Graduação em Química (PPGQ) e Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da UFRGS. Atua na área de Ensino de Química e possui experiência nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de conceitos científicos, metodologias de ensino, abordagem temática, epistemologia da Ciência e formação de professores de Química. Possui graduação em Química Licenciatura (2010), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Educação em Ciências (Ensino de Química) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Foi professor substituto do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação - UFSM (2014) e professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Dom Pedrito (2014-2018).

Tania Denise Miskinis Salgado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Possui graduação em Engenharia Química (1980) e em Bacharelado em Química (1983), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (1986) e doutorado em Ciências - área de concentração Física Experimental (1999), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora Titular aposentada do Departamento de Físico-Química, atuando como Docente Convidada, Orientadora do PPG Química, do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, Ensino de Química, Iniciação à Docência em Química e Química Nuclear e Radioquímica. Atualmente, dedica-se principalmente aos seguintes temas: ensino de química, metodologias de ensino de química, formação de professores de ciências da natureza.

Camila Greff Passos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora de área do Subprojeto PIBID/Multidisciplinar: Biologia, Física e Química. Orienta no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional e no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi coordenadora de área do Subprojeto PIBID/Química da mesma Instituição no período de 2014-2017. Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2003), mestrado em Físico-Química de materiais (2007) e doutorado em Educação Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Foi professora da educação básica por 6 anos e desde 2005 atua na educação superior, com experiência na docência e na pesquisa sobre formação de professores. Áreas de interesse: metodologias ativas de ensino e aprendizagem, educação ambiental e desenvolvimento profissional docente.

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Published

2020-06-17

How to Cite

Ramos, A. da S., Pazinato, M. S., Salgado, T. D. M., & Passos, C. G. (2020). The "Magic or Science" activity of the event Portas Abertas 2018: an analysis of the questions asked by visitors. Ciência E Natura, 42, e98. https://doi.org/10.5902/2179460X43329