A atividade “Magia ou Ciência?” do evento Portas Abertas 2018: uma análise das perguntas produzidas pelos visitantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X43329

Palavras-chave:

Experimentação, Investigativa, Informativa

Resumo

Este trabalho visa realizar uma análise qualitativa sobre as perguntas produzidas pelos visitantes da atividade "Magia ou Ciência?” do evento Portas Abertas oferecido por uma Universidade pública brasileira. No evento Portas Abertas de 2018, seis experimentos foram apresentados aos mais de 100 visitantes que interagiram com os moderadores através da elaboração de perguntas sobre as práticas. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar o caráter e a demanda das questões realizadas pelos visitantes da atividade e classificá-las de acordo com os componentes da explicação científica propostos na literatura. As perguntas produzidas foram registradas com gravador de voz e nos diários de campo dos pesquisadores. No geral, houve predomínio de questões informativas pertencentes às subcategorias de descrição e explicação causal, porém destaca-se que houve um número satisfatório de questões investigativas de predição. As questões classificadas com o caráter investigativo e de demanda do tipo predição necessitam de uma ação futura para serem respondidas, ou seja, favorecem a investigação sobre os conhecimentos científicos envolvidos no fenômeno estudado.

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Biografia do Autor

Alessandro da Silva Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Possuo graduação em Química Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012) e Licenciatura em Química (2018) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018). As principais áreas da minha atuação são: fontes não convencionais de energia relacionadas a combustíveis fósseis, como hidratos de gás e carvão, estudo de folhelhos como reservatórios não convencionais de gás natural: uma abordagem integrada para o entendimento de depósitos de gás e óleo associados a folhelhos, incluindo aspectos geoquímicos, petrofísicos, geomecânicos e geológicos- Projeto SHALE. Nestas áreas de pesquisa, atuo utilizando reatores de alta pressão e caracterização dos mesmos, utilizando diversas técnicas analíticas instrumentais, tais como: Difratômetro de Raios-X, Infra vermelho, Analisadores Elementar (C, H, N, S), PTGA (analisador termogravimétrico a altas pressões). Atualmente é pós-doutorando no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Tuberculose (INCT-TB) da PUCRS, atuando em projetos visando o desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento da tuberculose.

Maurícius Selvero Pazinato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande Sul - UFRGS, Instituto de Química, Departamento de Química Orgânica. Orienta nos Programas de Pós Graduação em Química (PPGQ) e Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da UFRGS. Atua na área de Ensino de Química e possui experiência nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de conceitos científicos, metodologias de ensino, abordagem temática, epistemologia da Ciência e formação de professores de Química. Possui graduação em Química Licenciatura (2010), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Educação em Ciências (Ensino de Química) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Foi professor substituto do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação - UFSM (2014) e professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Dom Pedrito (2014-2018).

Tania Denise Miskinis Salgado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Possui graduação em Engenharia Química (1980) e em Bacharelado em Química (1983), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (1986) e doutorado em Ciências - área de concentração Física Experimental (1999), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora Titular aposentada do Departamento de Físico-Química, atuando como Docente Convidada, Orientadora do PPG Química, do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, Ensino de Química, Iniciação à Docência em Química e Química Nuclear e Radioquímica. Atualmente, dedica-se principalmente aos seguintes temas: ensino de química, metodologias de ensino de química, formação de professores de ciências da natureza.

Camila Greff Passos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora de área do Subprojeto PIBID/Multidisciplinar: Biologia, Física e Química. Orienta no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional e no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi coordenadora de área do Subprojeto PIBID/Química da mesma Instituição no período de 2014-2017. Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2003), mestrado em Físico-Química de materiais (2007) e doutorado em Educação Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Foi professora da educação básica por 6 anos e desde 2005 atua na educação superior, com experiência na docência e na pesquisa sobre formação de professores. Áreas de interesse: metodologias ativas de ensino e aprendizagem, educação ambiental e desenvolvimento profissional docente.

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Publicado

2020-06-17

Como Citar

Ramos, A. da S., Pazinato, M. S., Salgado, T. D. M., & Passos, C. G. (2020). A atividade “Magia ou Ciência?” do evento Portas Abertas 2018: uma análise das perguntas produzidas pelos visitantes. Ciência E Natura, 42, e98. https://doi.org/10.5902/2179460X43329