Estudo do Perfil dos Alunos do Curso de Matemática Aplicada – Bacharelado: Entendendo as Razões para o Baixo Rendimento dos Acadêmicos

Autores

  • Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Cinthya Maria Schneider Meneghetti Universidade Federal do Rio Grande
  • Cristiana Andrade Poffal Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14785

Palavras-chave:

Matemática Aplicada, ensino superior, baixo rendimento, disciplinas básicas

Resumo

Este artigo pretende exibir e justificar uma relação entre a quantidade de ingressantes e de egressos de um curso de Matemática Aplicada. Através de um estudo qualitativo dos dados produzidos, pretende-se discutir parte dos problemas de aprendizagem das disciplinas do primeiro semestre do curso, tais como a falta de domínio dos conteúdos matemáticos trabalhados nos ensinos fundamental e médio. Neste caso, os alunos não estão preparados e não avançam nas disciplinas da graduação, pois apresentam lacunas na sua formação quanto aos fundamentos necessários para a aprendizagem da matemática do ensino superior. Através de um questionário, foram coletados dados referentes à formação escolar básica, conhecimentos matemáticos prévios e principais dúvidas dos alunos. Os resultados permitem traçar um perfil do aluno e sugerem a necessidade de agregar maneiras alternativas de complementar sua formação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-01-20

Como Citar

Rodriguez, B. D. do A., Meneghetti, C. M. S., & Poffal, C. A. (2015). Estudo do Perfil dos Alunos do Curso de Matemática Aplicada – Bacharelado: Entendendo as Razões para o Baixo Rendimento dos Acadêmicos. Ciência E Natura, 37(1), 151–162. https://doi.org/10.5902/2179460X14785

Edição

Seção

Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>