Relação ensino-aprendizagem sobre fungos no ensino superior: um estudo bibliográfico

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X39156

Keywords:

Fungos, Micologia, Ensino de Micologia, Microrganismos, Ciências

Abstract

A micologia é um campo de estudo voltado aos fungos, sendo estes, organismos essenciais para o meio ambiente e que atualmente são foco para o desenvolvimento de novos produtos e processos biotecnológicos. Apesar de deter extrema importância ambiental e econômica, este ainda é um tema negligenciado no ensino superior. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar o ensino-aprendizagem de fungos no ensino superior utilizando assim uma revisão bibliográfica. Sendo assim, está se deu com base em artigos publicados em periódicos nacionais compreendendo o período de 2008-2018. Com base nos resultados obtidos, percebeu-se que os professores oferecem recursos didáticos para ministrar aulas teóricas sobre fungos, uma vez que estas são essenciais no processo de complementação dos conteúdos para as aulas práticas. É necessário também que estes professores possam oferecer para o aluno um conhecimento diversificado, rico, sólido e criativo, buscando atender a participação de todos os envolvidos. Conclui-se que por meio deste trabalho de estudo bibliográfico, que o ensino-aprendizagem do ensino de fungos no ensino superior é muito superficial, pois se faz necessário que a disciplina de Micologia, no Ensino Superior, nos Cursos de Ciências Biológicas seja abordado de forma dinamizada e contextualizada

 

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Author Biographies

Felipe Sant' Anna Cavalcante, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas

É formado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pelo Centro Universitário São Lucas (UniSL) em Porto Velho-RO (2018). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo UniSL (2019). Atualmente, é mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Desenvolve pesquisas relacionadas as áreas de Botânica, Micologia, Meio Ambiente e Educação. Possui registro no Conselho Regional de Biologia da 6ª Região (CRBio-06) sob o número 103821/06-D.

Milton César Costa Campos, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas.

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2004), Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Estadual Paulista (2006), Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2009) e Pós-Doutorado em Engenharia de Água e Solo pela Universidade Estadual de Campinas (2013). É Editor Assistente da Revista Brasileira de Ciência do Solo. É Professor Associado I do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas. Orienta no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Agronomia Tropical/UFAM. Foi Diretor do Núcleo Regional Amazônia Ocidental ligado a SBCS gestão 2011-2013. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Gênese e Morfologia do Solo; Relação Solo-Paisagem e Mineralogia do Solo.

Janaína Paolucci Sales de Lima, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Ciências Agrárias pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2005) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (2012). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Quimioterapia, com ênfase em Química de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: investigação de metabólitos secundários bioativos de interesse medicinal e agronômico.

Ivanete Saskoski Caminha, Centro Universitário São Lucas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1988) e Mestrado em Gestão de Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (2011). Atualmente é Diretora de Registro e Controle Acadêmico do Centro Universitário São Lucas. Atuou com o Procuradora Institucional (2006-2017), Membro da Comissão Própria de Avaliação das Faculdades São Lucas e São Mateus; Docente no Centro Universitário São Lucas, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia do ensino superior, ensino superior, didática, avaliação institucional e educação a distância. Presidente da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento/FIES e representante do PROUNI, membro do Comitê de Ética em Pesquisas do Centro Universitário São Lucas (2012-2018); Técnica em Assuntos Educacionais na Prefeitura de Porto Velho. 

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Published

2019-11-14

How to Cite

Cavalcante, F. S. A., Campos, M. C. C., Lima, J. P. S. de, & Caminha, I. S. (2019). Relação ensino-aprendizagem sobre fungos no ensino superior: um estudo bibliográfico. Ciência E Natura, 41, e48. https://doi.org/10.5902/2179460X39156

Issue

Section

Teaching

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