Editorial

Authors

Abstract

Fico contente em apresentar aqui este número especial de nossa revista Ciência e Natura. Na verdade este é um volume que contém artigos na área de Física, Matemática Aplicada e Meteorologia (Física Aplicada), textos dedicados a área de previsão e reprodução de resultados da Física-Matemática.

Podemos pensar na Física como uma espécie de diálogo com a natureza, um diálogo que ao longo dos últimos 450 anos vem sofrendo mudanças intensas e interessantes. Como início desta conversação, podemos mencionar o gigantesco trabalho experimental de Ticho Brahe, que permitiu a Kepler enunciar as suas leis descrevendo as órbitas dos planetas e que, mais tarde, levou à obra-prima Capolavoro de Newton (1687), que elaborou a descrição da dinâmica de um modo universal por métodos da geometria clássica. Mais tarde, nesta evolução, podemos citar Euler (1745) que escreveu primeiramente a universalidade Newtoniana na forma de equações diferenciais.

Após Newton e Euler, os nossos sistemas observados reduziram-se a estruturas autônomas, onde o poder e a aplicabilidade da matemática na descrição da natureza era incomensurável. Repentinamente, todo movimento livre e reversível do tempo obtinha uma descrição, uma previsão correta.

À medida que avançamos, a natureza foi modificando a forma de dialogar, hoje conversamos com sistemas complexos de muitos corpos, estruturas distantes do equilíbrio, irreversíveis, que fazem qualquer previsão muito difícil. Na verdade buscamos novas formas de comunicação ainda mantendo a universalidade.

Estel volume especial da Ciência e Natura apresenta algumas teorias, modelos matemáticos e aproximações que permitem descrever as manifestações complexas de certos estados de sistemas físicos. Ainda distante da universalidade e da previsibilidade quase completa, os autores deste volume foram obrigados a se valer de tantas ferramentas híbridas nos seus artigos. Ferramentas interdisciplinares que, mesmo incompletas, permitem calcular e quantificar diferentes processos da Natureza. É a esperança deste editor que os artigos aqui escritos sirvam de estímulo e incentivo para que outros investigadores publiquem e divulguem a sua pesquisa e que, no futuro, possam ser abertas novas formas de diálogo com a Natureza.

 

Gervásio A Degrazia

Editor

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gervásio Annes Degrazia, Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE. Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Nasci em Pelotas no ano de 1954 e resido em Santa Maria desde 1982. Sou bacharel em Física e concluí a minha graduação no Instituto de Física da UFRGS no ano de 1979. Neste mesmo instituto concluí o meu mestrado no ano de 1984. Fui aprovado no concurso para professor do Departamento de Física da UFSM no ano de 1981. Atualmente, sou professor titular da UFSM. Realizei e conluí o meu curso de doutorado no Institudo de Física e Meteorologia da Universidade de Karlsruhe, Alemanha (1988). Realizei, na cidade de Turim (Itália), no período de 1997-1998, um ano de pós-doutorado no Instituto de Cosmo-Geofísica do Conselho Nacional de Pesquisa Italiano (CNR). Os meus estudos investigam os fenômenos naturais de escalas múltiplas na área de micrometeorologia e turbulência atmosférica e, portanto, são também aplicados a previsão meteorológica de Tempo.

Published

2000-07-20

How to Cite

Degrazia, G. A. (2000). Editorial. Ciência E Natura, vii-viii. Retrieved from https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/article/view/37365

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 7 > >>