Matemática Inclusiva: Ensinando Matrizes a Deficientes Visuais

Authors

  • João Roberto Lazzarin Universidade Federal de Santa Maria
  • Tiago Stefanelo e Silva Instituto Federal Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X23408

Keywords:

Inclusão de deficientes visuais, Matemática inclusiva, Matrizes.

Abstract

Nos últimos anos, a inclusão de portadores de deficiência no sistema educacional brasileiro vem sendo amplamente discutida. Entre as dificuldades desse processo, podem ser citados a estrutura inadequada das escolas e o despreparo dos professores. Nesse sentido, esforços individuais dos docentes são necessários na busca por estratégias pedagógicas que minimizem tais dificuldades. Neste artigo, temos por objetivo apresentar um estudo de caso em que o conteúdo de matrizes do Ensino Médio foi trabalhado com um aluno portador de deficiência visual total. Para este trabalho, fizemos uso de um  modelo de material concreto de baixo custo, que foi desenvolvido em conjunto com o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do Instituto Federal Farroupilha, campus Santo Augusto – RS. Serão apresentadas algumas técnicas diferenciadas usadas pelo aluno no decorrer do processo de aprendizagem e abordadas algumas posturas que o professor pode adotar para favorecer esse processo.

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Author Biographies

João Roberto Lazzarin, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), graduação em licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado em Matemática e Computação Científica (EDP), pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994-Orientador Paul Oterson) e doutorado em Matemática (ÁLGEBRA), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006-Orientador Miguel Ferrero)). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra, atuando principalmente nos seguintes temas: ações parciais de grupos sobre anéis, skew anel de grupo e subanel dos invariantes parciais. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, onde trabalha junto a PPGMAT UFSM como professor orientador de mestrado.

Tiago Stefanelo e Silva, Instituto Federal Farroupilha

Atualmente é professor do Instituto Federal Farroupilha, campus Santo Augusto-RS Mestrado Profissional em Matemática - Profmat - UFSM. Curso especialização na Celer Faculdades em Matemática e Física. Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

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Published

2016-12-29

How to Cite

Lazzarin, J. R., & Silva, T. S. e. (2016). Matemática Inclusiva: Ensinando Matrizes a Deficientes Visuais. Ciência E Natura, 39(1), 118–126. https://doi.org/10.5902/2179460X23408

Issue

Section

Teaching

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