Balanço Hídrico Mensal para dois Municípios do Estado da Paraíba

Autores

  • Maytê Duarte Leal Coutinho Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas - PPGCC Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Micejane da Silva Costa PPGCC/UFRN
  • Allan Rodrigues Silva PPGCC/UFRN
  • Thalyta Soares dos Santos PPGCC/UFRN
  • Ana Carla dos Santos Gomes PPGCC/UFRN
  • Michelyne Duarte Coutinho de Morais INPE
  • Priscila Valdênia dos Santos UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X16364

Palavras-chave:

Precipitação, déficit hídrico, recursos hídricos, demanda hídrica.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o comportamento mensal do Balanço Hídrico Climatológico (BHC) em dois diferentes municípios da Paraíba (PB): um no município de Alhandra, localizado na zona costeira do estado da PB e outra localizada no município de Prata. A metodologia utilizada para o cálculo do BHC foi proposto por Thornthwaite e Matter (1957) com modificações Krishnan (1980). Os resultados mostraram que o período chuvoso se concentra nos meses de (maio a julho) em Alhandra e no município de Prata, nos meses de (fevereiro a abril) correspondendo a cerca de 50% do total anual. Com relação ao BHC, os resultados obtidos mostraram limitações dos recursos hídricos, principalmente no município de Prata. Foi verificado que este município apresentou nove meses de déficit hídrico. Afetando assim, negativamente o desenvolvimento das culturas. Indicando desta maneira, que o município de Prata será insuficiente para atender às necessidades básicas do solo, vegetação e da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maytê Duarte Leal Coutinho, Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas - PPGCC Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutoranda em Ciências Climáticas pela Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN), com mestrado (2011) e graduação (2009) em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Participa de projetos de pesquisas relacionados a extremos de precipitação com Projeções para o futuro. Atualmente concentra suas atividades estudando o Balanço de umidade na América do Sul, utilizando saídas de diferentes modelos regionais do Projeto CLARIS. Têm experiência em Modelagem climática regional, atuando com os seguintes temas: hidrologia, climatologia, balanço de umidade e Mudanças Climáticas.

Micejane da Silva Costa, PPGCC/UFRN

Allan Rodrigues Silva, PPGCC/UFRN

Thalyta Soares dos Santos, PPGCC/UFRN

Ana Carla dos Santos Gomes, PPGCC/UFRN

Michelyne Duarte Coutinho de Morais, INPE

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG e mestrado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Atualmente é aluna de doutorado do curso de Meteorologia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE desde 2010.

Priscila Valdênia dos Santos, UFRN

Downloads

Publicado

2015-09-26

Como Citar

Coutinho, M. D. L., Costa, M. da S., Silva, A. R., Santos, T. S. dos, Gomes, A. C. dos S., Morais, M. D. C. de, & Santos, P. V. dos. (2015). Balanço Hídrico Mensal para dois Municípios do Estado da Paraíba. Ciência E Natura, 37(3), 160–170. https://doi.org/10.5902/2179460X16364

Edição

Seção

Geociências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.