O INQUIETANTE NO ATO DA COMUNICAÇÃO: A RELAÇÃO DE IDENTIDADE E ALTERIDADE A PARTIR DO TWITTER BRITISH LOGIC
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497732479Palavras-chave:
Identidade, O inquietante, Alteridade, Subjetividade, Mídias digitaisResumo
Este texto delineia alguns aspectos da relação entre identidade e alteridade a partir da análise das interações delineadas na página BritishLogic (@BritishLogic), na rede social digital Twitter. A partir do conceito de “inquietante”, formulado por Freud (2010[1919]), foram analisados todos os “tweets”entre dezembro de 2015 e maio de 2016 com o objetivo de analisar como a questão do “estranho” é desvelada a partir da descrição de situações cotidianas reconhecíveis e, ao mesmo tempo, estranhas quando observadas em conversações políticas ordinárias às quais os interlocutores estão acostumados. Três elementos ganham destaque no tweet: (a) a trivialidade das ações é retratada como fonte de inquietação cotidiana; (b) a dificuldade de definir e expressar sentimentos nas interações sociais; (c) interações comunicacionais são problematizadas, reprimidas e deslocadas de sua condição original, em um contínuo estranhamento das próprias atitudes. Esses elementos são discutidos aproximando a ideia de estranhamento e Comunicação.Downloads
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