A teoria vista do quadro-negro: tensões da epistemologia no discurso docente sobre Teoria(s) da Comunicação

Autores

  • Luis Mauro Sa Martino Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497717349

Palavras-chave:

Comunicação, Teoria da Comunicação, Pesquisa, Ensino

Resumo

Qual a visão de docentes de Teoria da Comunicação a respeito da constituição e dos limites epistemológicos dessa disciplina? Essa questão emerge da tensão entre a pluralidade de teorias em circulação na Área e as demandas disciplinares institucionais. A partir de questionários respondidos por quinze docentes de universidades públicas e privadas escolhidos após pesquisa exploratória prévia, foram delineadas três grupos de respostas: (1) as ambivalências epistemológicas da área manifestam-se na discordância a respeito do espectro coberto pela disciplina; (2) "significado histórico" e "relevância contemporânea" são levados em conta pelos docentes na escolha dos tópicos da disciplinas; (3) identifica-se a presença de demandas institucionais na definição dos conteúdos curriculares. Esses fatores são discutidos a partir de suas ramificações epistemológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Mauro Sa Martino, Faculdade Cásper Líbero

Jornalista e Professor na graduação e pós-graduação em Comunicação na Contemporaneidade da Faculdade Cásper Líbero. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Foi pesquisador-bolsista na Universidade de East Anglia, Inglaterra. Autor dos livros "Teoria da Comunicação" (Vozes, 2009) e "Comunicação & Identidade" (Paulus, 2010), entre outros.

Downloads

Publicado

23-08-2015

Como Citar

Martino, L. M. S. (2015). A teoria vista do quadro-negro: tensões da epistemologia no discurso docente sobre Teoria(s) da Comunicação. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 14(27). https://doi.org/10.5902/2175497717349

Edição

Seção

Artigos Livres