A teoria vista do quadro-negro: tensões da epistemologia no discurso docente sobre Teoria(s) da Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497717349Palavras-chave:
Comunicação, Teoria da Comunicação, Pesquisa, EnsinoResumo
Qual a visão de docentes de Teoria da Comunicação a respeito da constituição e dos limites epistemológicos dessa disciplina? Essa questão emerge da tensão entre a pluralidade de teorias em circulação na Área e as demandas disciplinares institucionais. A partir de questionários respondidos por quinze docentes de universidades públicas e privadas escolhidos após pesquisa exploratória prévia, foram delineadas três grupos de respostas: (1) as ambivalências epistemológicas da área manifestam-se na discordância a respeito do espectro coberto pela disciplina; (2) "significado histórico" e "relevância contemporânea" são levados em conta pelos docentes na escolha dos tópicos da disciplinas; (3) identifica-se a presença de demandas institucionais na definição dos conteúdos curriculares. Esses fatores são discutidos a partir de suas ramificações epistemológicas.Downloads
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