INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE DESIGN E COMUNICAÇÃO: LINGUAGENS E EXPERIÊNCIAS NA BUSCA DE UM PADRÃO VISUAL AUTOMOTIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497766622

Palavras-chave:

Comunicação, Design, Automotivo

Resumo

O presente trabalho é fruto de um esforço em reunir de forma interdisciplinar conhecimentos das áreas da comunicação e do design para definir um possível padrão visual a uma categoria automotiva que tem encontrado mercado em expansão no Brasil, o off road. Parte do referencial teórico-metodológico baseia-se principalmente em conceitos da teoria da imagem de Kandinsky e Arnheim, e do design de produto com autores como Bürdek e Munari. Esta pesquisa também é resultante de um projeto experimental apresentado ao final do curso de graduação de uma das autoras, e elaborado em conjunto com duas instituições de ensino superior brasileiras - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT). Ao final, foi possível descrever um possível padrão visual aplicado ao modelo de design externo do off road, retirado de observações de peças publicitárias de vários modelos dos mesmos, bem como aplicar esse padrão no desenvolvimento de um veículo Baja SAE, criado nos laboratórios do CEUN-IMT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Maggioni, Universidade Federal de Santa Maria

Professor adjunto do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM. Doutor em Comunicação Midiática. Mestre em Comunicação Midiática pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Marketing pela ESPM. Estuda imagem, sentido, consumo e semiótica com aplicação a produtos e inovação, na comunicação e design.

Claudia Alquezar Facca, Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT

Coordenadora e professora dos cursos de Graduação e Pós Graduação em Design do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia-SP. Doutorado em Design (Universidade Anhembi Morumbi - 2020), Doutorado Sanduíche (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - 2019), Mestrado em Design (Universidade Anhembi Morumbi - 2008), Especialização em Didática do Ensino Superior (Universidade Presbiteriana Mackenzie - 1994) e Comunicação e Artes (Universidade Presbiteriana Mackenzie - 2000)

Márcia Bandeira Landerdahl Maggioni, Faculdade Metodista Centenário (FMC)-RS

Docente de graduação e pós graduação da Faculdade Metodista Centenário (FMC). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Helena Faleiros de Carvalho, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduada em Publicidade e Propaganda pela UFSM.

Downloads

Publicado

11-08-2021

Como Citar

Maggioni, F., Facca, C. A., Maggioni, M. B. L., & Carvalho, H. F. de. (2021). INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE DESIGN E COMUNICAÇÃO: LINGUAGENS E EXPERIÊNCIAS NA BUSCA DE UM PADRÃO VISUAL AUTOMOTIVO. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 20(43). https://doi.org/10.5902/2175497766622

Edição

Seção

Comunicação e Indústria Criativa

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.