INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE DESIGN E COMUNICAÇÃO: LINGUAGENS E EXPERIÊNCIAS NA BUSCA DE UM PADRÃO VISUAL AUTOMOTIVO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497766622Parole chiave:
Comunicação, Design, AutomotivoAbstract
O presente trabalho é fruto de um esforço em reunir de forma interdisciplinar conhecimentos das áreas da comunicação e do design para definir um possível padrão visual a uma categoria automotiva que tem encontrado mercado em expansão no Brasil, o off road. Parte do referencial teórico-metodológico baseia-se principalmente em conceitos da teoria da imagem de Kandinsky e Arnheim, e do design de produto com autores como Bürdek e Munari. Esta pesquisa também é resultante de um projeto experimental apresentado ao final do curso de graduação de uma das autoras, e elaborado em conjunto com duas instituições de ensino superior brasileiras - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT). Ao final, foi possível descrever um possível padrão visual aplicado ao modelo de design externo do off road, retirado de observações de peças publicitárias de vários modelos dos mesmos, bem como aplicar esse padrão no desenvolvimento de um veículo Baja SAE, criado nos laboratórios do CEUN-IMT.Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.