Carros, significados e plasticidade: a estética que vende
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497786116Palavras-chave:
SUV, Design automotivo, ConsumoResumo
Este estudo apresenta um breve panorama da ascensão da categoria SUV (Sport Utility Vehicle) no gosto do consumidor Brasileiro. Como produto, o SUV é observado em suas características de forma e cor na tentativa de se expor um determinado estilo de Design automotivo em uma abordagem exploratória sobre cores, que permite analisar as potencialidades lumínicas dos tipos cromáticos mais usados nestes modelos. Quanto à forma, são analisadas suas características de simplicidade estrutural, similaridade e padrão, com método analítico quantitativo. Ao final, percebe-se que a categoria SUV, além de se firmar no mercado nacional já constitui padrão visual identitário único e diferenciado como produto e escolha do consumidor.
Downloads
Referências
ALBERS, J. Interaction of Color. New Haven: Yale University Press, 1963.
AXALTA. Axalta Coating Systems - Global Automotive - 2021 - Color Popularity Report, 2022.
BRIDGE, D. Neuro Design: Neuromarketing Insights to Boost Engagement and Profitability. N. York: Kogan Page, 2017.
CANGUILHEM, G. O cérebro e o pensamento. Natureza Humana, jan-jun 2006. 183-210.
CUTOLO, G. Luxo & Design: Ética, Estética e Mercado do Gosto. São Paulo: Perspectiva, 2014.
FERREIRA, M. O que é um crossover? AUTO esporte - Colunistas, 30 nov. 2016. Disponível em: https://autoesporte.globo.com/carros/colunistas/post-coluna/2016/11/o-que-e-um-crossover.ghtml. Acesso em: 11 abr. 2022.
FURLANI, V. O que são carros SUV? (Veja o significado e 8 exemplos). Notícias Automotivas, 10 maio 2021. Disponível em: https://www.noticiasautomotivas.com.br/o-que-sao-carros-suv/. Acesso em: 10 abr. 2022.
GIARETA, G. H. Prestígio, afeto e consumo: representações do automóvel em anúncios publicitários. PUC-Rio. Rio de Janeiro. 2007.
GONSALES, F. V. A Cor no Branding: um estudo sobre design de marca e comunicação visual estratégica. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2018.
HEARST AUTOS RESEARCH. SUV Meaning: What is an SUV? CAR AND DRIVER, 2022. Disponível em: https://www.caranddriver.com/research/a31787452/suv-meaning-what-is-an-suv/. Acesso em: 11 abr. 2022.
INTERMEC AUTOMOTIVE. O mercado automotivo em 2021 e perspectivas para 2022. INTERMEC AUTOMOTIVE, 19 jan. 2022. Disponível em: https://www.intermecautomotive.com.br/mercado-automotivo-em-2021-perspectivas-2022/#:~:text=Diante%20desses%20cen%C3%A1rios%2C%20entidades%20representantes,de%20novos%20ve%C3%ADculos%20em%202022. Acesso em: 10 abr. 2022.
JAGUAR. O que define um SUV? Notícias da Jaguar, 2022. Disponível em: https://www.jaguarbrasil.com.br/news/suv-o-que-e-como-surgiu-e-as-principais-caracteristicas-da-categoria.html. Acesso em: 10 abr. 2022.
LIVINGSTONE, M. S.; HUBEL, D. H. Psycophisical evidence for separate channels for the perception of form, color, movement, and depht. Journal of Neuroscience, 1988. 3416-3468.
MAGGIONI, F.; FACCA, C. A.; MAGGIONI, M. B. L.; CARVALHO, H. F. D. Interdisciplinariedade entre Design e Comunicação: linguagens e experiências na busca de um padrão visual automotivo. Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática, Santa Maria/RS, 20, n. 43, 2021. 26. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/66622. Acesso em: 10 abr. 2022.
MANDALIA, B. A Brief History of the SUV. Pledge Times, 2021. Disponível em: https://pledgetimes.com/a-brief-history-of-the-suv/. Acesso em: 10 abr. 2022.
MCCORMACK, J.; CAGAN, J. Supporting designer’s hierarchies through parametric shape recognition. Environment and Planning B: Planning and Design, 29(6), 2002. 913–931.
MENEGUIN, A. M. P. L. Entre o acelerador e o freio: o motorista no discurso publicitário. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, 39, n. 1, 2016. 111-138. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000100111&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 17 jun. 2021.
MICHELIN. O que significa SUV? Michelin, 2022. Disponível em: https://www.michelin.com.br/auto/dicas-e-conselhos/conselhos-para-o-carro/tudo-sobre-suv/tire-duvidas-sobre-suvs/o-que-significa-suv. Acesso em: 10 abr. 2022.
NORMAN, D. Design Emocional: Por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
POPCORN, F. O Relatório Popcorn. São Paulo: Campus-Elsevier, 1993.
SINHA, K. K.; SAHDEO, S. N.; SRIVASTAVA, A. R. Effect of Digital Advertising and marketing on consumers attitude in Automobile sector. Ranchi, Jharkhand, India: [s.n.], 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/313217534_Effect_of_Digital_Advertising_and_Marketing_on_Consumers_Attitude_in_Automobile_Sector. Acesso em: 17 jun. 2021.
SOARES JÚNIOR, R. C.; LIMA, A. C. A.; FREIRE, H. B. G. O comportamento do consumidor de automóveis. Multitemas, Campo Grande/MS, 21, n. Nº 50, 07/12 2016. 231-258. Disponível em: https://www.multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/1117. Acesso em: 10 abr. 2022.
SOUSA, C. V.; AZEVEDO, A. F. Fatores que Influenciam o Consumidor na Decisão de Compras de um Automóvel. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, 7, n. Nº 2, 2017. 37-153. Disponível em: https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/184. Acesso em: 10 abr. 2022.
VILLAFAÑE, J. G. Introducción a la teoría de la imagen. Madrid: Pirámide, 2000.
VILLAROUCO, V.; GUEDES, A. P.; PAIVA, M. M.; FERRER, N.; FONSECA, J. Neuroarquitetura: a neurociência no ambiente construído. Rio de Janeiro: Rio Books, 2021.
WYSZECKI, G.; STILES, W. S. Color Science: Concepts and Methods, Quantitative Data and Formulae. N. York: Wiley, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.