Lendo “Opinião Pública”, de Walter Lippmann, em seu centenário: limites e derivações de um estudo inaugural sobre mídia
limits and offshores of a media studies classic
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497769360Palavras-chave:
Opinião Pública, Walter Lippmann, Mídia, Teoria da ComunicaçãoResumo
O que o livro “Opinião Pública”, de Walter Lippmann, tem a dizer cem anos após sua publicação, em 1922? Escrito em um cenário midiático radicalmente diferente do atual, quais seriam suas contribuições para a pesquisa em comunicação? Este artigo sugere que pelo menos três de suas proposições se mantém válidas: (1) a noção de “conhecimento” como resultado de uma interação mediada com a realidade; (2) o conceito de “estereótipo”, imagem sistematicamente tendenciosa de algo e (3) a ideia de “opinião pública” decorrente, vista como resposta a tais imagens. Sugere-se que as ideias de Lippman podem ajudar a entender questões contemporâneas como a polarização política ou a formação de opiniões pautadas em informações tendenciosas ou falsas compartilhadas em redes sociais. Esses elementos são discutidos a partir de questões teóricas da Comunicação.
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