Lendo “Opinião Pública”, de Walter Lippmann, em seu centenário: limites e derivações de um estudo inaugural sobre mídia

limits and offshores of a media studies classic

Autores

  • Luis Mauro Sa Martino Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497769360

Palavras-chave:

Opinião Pública, Walter Lippmann, Mídia, Teoria da Comunicação

Resumo

O que o livro “Opinião Pública”, de Walter Lippmann, tem a dizer cem anos após sua publicação, em 1922? Escrito em um cenário midiático radicalmente diferente do atual, quais seriam suas contribuições para a pesquisa em comunicação? Este artigo sugere que pelo menos três de suas proposições se mantém válidas: (1) a noção de “conhecimento” como resultado de uma interação mediada com a realidade; (2) o conceito de “estereótipo”, imagem sistematicamente tendenciosa de algo e (3) a ideia de “opinião pública” decorrente, vista como resposta a tais imagens. Sugere-se que as ideias de Lippman podem ajudar a entender questões contemporâneas como a polarização política ou a formação de opiniões pautadas em informações tendenciosas ou falsas compartilhadas em redes sociais. Esses elementos são discutidos a partir de questões teóricas da Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Mauro Sa Martino, Faculdade Cásper Líbero

Jornalista e Professor na graduação e pós-graduação em Comunicação na Contemporaneidade da Faculdade Cásper Líbero. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Foi pesquisador-bolsista na Universidade de East Anglia, Inglaterra. Autor dos livros "Teoria da Comunicação" (Vozes, 2009) e "Comunicação & Identidade" (Paulus, 2010), entre outros.

Referências

ABERCROMBIE, N. & LONGHURST, B. Dictionary of Media Studies. Londres: Penguin, 2007.

ADÃO, Dionathan P. S.; ZART, Luiz H. A pós-verdade e a reformulação das fake news. XX INTERCOM SUL. Porto Alegre: Anais… UFRGS, 22 a 26 de junho de 2019.

ALSINA, Miquel R. La construcción de la noticia. Barcelona: Paidós, 1989.

BELTRÃO, Luiz; QUIRINO, Nelson. Subsídios para uma teoria da comunicação de massa. São Paulo, Summus, 1986.

BENIGER, James R. Toward an old new paradigm. Public Opinion Quarterly, Vol. 51, no. 1, 1987, pp. 546-566.

BERELSON, Bernard; JANOWITZ, M. (Org.) Reader in public opinion and mass communication. Nova York: The Free Press, 1953.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 20116.

BIERNAT, M. e CRANDALL, C. Creating stereotypes and capturing their content. European Journal of Social Psycology, Vol. 26, pp. 799-835.

BIROLI, Flávia. É assim, que assim seja: mídia, estereótipos e exercícios do poder. IV COMPOLÍTICA. Rio de Janeiro: Anais… UERJ, 13 a 15 de abril de 2011.

BORGES, Susana. Opinião pública, media e cidadania. XXXI INTERCOM. Natal: Anais… UFRNl: 2 a 6 de setembro de 2008.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência. São Paulo: Unesp, 2006.

BOURDIEU, Pierre. Por uma sociologia da ciência. Lisboa: Ed. 70, 2021.

CAETANO, Kati E. O espaço dilatado da opinião pública no contexto do jornalismo multiplataforma. BJR, Vol. 11, no. 2, 2015, pp. 222-242.

CARDOSO, Fernando H.; IANNI, Otávio. Homem e Sociedade. São Paulo: Cia. Nacional, 1978.

CAREY, James. Communication as culture. Boston: Unwin Hyman, 1988.

CARVALHO Jr. Luiz E. Estereótipos do profissional da Contabilidade na percepção de estudantes de cursos preparatórios para ingresso no ensino superior. Belo Horizonte: UFMG, 2015 (Mestrado em Ciências Contábeis).

CHANDLER, D. & MUNDAY, R. Oxford dictionary of Media and Communication. Oxford: Oxford University Press, 2011.

COHN, Gabriel. (Org.) Comunicação e Indústria Cultural. São Paulo: Cia. Nacional, 1971.

DeFLEUR, M. Teoria da Comunicação de Massa. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

FERREIRA, J. Questões e linhagens na construção do campo epistemológico da Comunicação. In:___ (org.). Cenários, teorias e metodologias da Comunicação. Rio de Janeiro: e-papers, 2007.

FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu. In ____ Obras Completas, 14. São Paulo: Cia. das Letras, 2014.

GALTUNG, Johnann & RUGE, Michael H. “The Structure of Foreign News” Journal of Peace Research, Vol. 2, No. 1, 1965, pp. 64-91.

GOODWIN, Craufurd. The promise of expertise: Lippmann and the policy of sciences. Policy sciences, no. 28, vol. 1, 1995, pp. 317-345.

HERBST, Susan. On the disappearance of groups. In: GLASSER, Theodor L.; SALMON, Charles T. Public opinion and the manufacturing of consent. Nova York: Guilford Press, 1995, pp. 184-206.

JANSEN, Sue C. Forgotten histories: another road not taken: the Merriam-Lippmann Correspondence. Communication Theory, Vol. 20, no.1, 2010, pp. 127 - 146.

JANSEN, Sue C. Phantom Conflict: Lippmann, Dewey, and the fate of public in modern society. Communication and Critical/Cultural Studies, Vol. 6, no. 3, set. 2009, pp. 221-245.

LeBON, Gustave. Psicologia das Multidões. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

LIMA, Luiz C. (Org.) Teoria da Cultura de Massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

LIPMANN, Walter. The Press and Public Opinion. Political Science Quarterly, Vol. 46, No. 2. Jun., 1931, pp. 161-170.

MACHADO, Elias. Dos estudos sobre o jornalismo às teorias do jornalismo. E-compós, Vol. 1, no. 1, dez. 2004, pp. 1-15.

MARADEI, Anelisa. Twitter como esfera pública em momentos de protesto. São Bernardo do Campo: Umesp, 2018 (Tese de Doutorado).

MARADEI, Anelisa. Twitter como esfera pública em momentos de protesto. São Bernardo do Campo: Umesp, 2018 (Tese de Doutorado).

MARTINO, Luís M. S. Teoria da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2009.

MARTINO, Luís M. S.; MARQUES, Angela C. S. A teoria nas livrarias: o circuito de publicação e distribuição como problema epistemológico na Comunicação. Revista Paulus, Vol. 3, no. 5, 2019, pp. 103-115.

MARTINO, Luís M. S.; MARQUES, Angela C. S. O conceito de opinião pública na teoria da comunicação: genealogias e modos de abordagem. Organicom, vol. 17, no. 33, 2020, pp. 62-79.

MARTINO, Luiz C. Apontamentos epistemológicos sobre a fundação e a fundamentação do campo comunicacional. In: CAPPARELLI, S. et alli. A Comunicação Revisitada. Porto Alegre: Sulina, 2005.

McCOMBS, Maxwell. A teoria da agenda. Petrópolis: Vozes, 2009.

MENENDEZ, Maria C. Politica y medios. Buenos Aires: La Crujia, 2009.

MONTEIRO, Fernando L. T. C. As tecnologias da comunicação em Walter Lippmann. Brasília: UnB, 2019 (Doutorado em Comunicação).

MORA y ARAUJO, Manuel. El poder de la conversación. Buenos Aires: La Crujia, 2012.

MORELLI, Bianca T. O fenômeno YouTube como construtor da opinião pública. Bauru: Unesp, 2017 (Mestrado em Comunicação).

MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário. Lisboa: Relógio d’Água, 2008.

MORTENSEN, C. D. (Org). Teoria da Comunicação: textos básicos. São Paulo: Mosaico, 1980.

NERONE, John. The media and public life. Londres: Polity, 2015.

NOELLE-NEUMANN, Elizabeth. In: GLASSER, T. e SALMON, C. Public opinion and the communication of consent. Nova York: Guilford Press, 1995.

OLIVEIRA, Sávio S.; TEZZI, Magda M. D. O papel dos influenciadores digitais na formação da opinião pública. Revista do Instituto de Ciências Humanas, Vol. 17, no. 27, 2021, pp. 362-375.

REBOUÇAS, Edgar; CUNHA, Patrícia. Observatórios de Mídia como instrumentos para a democracia. Reciis, Vol. 4, no. 4, nov. 2010, pp. 85-93.

RODRIGUES, Ana G. Variação e atitudes linguísticas na realização de fricativas no falar de Fortaleza-CE. Fortaleza: UFCE, 2018 (Doutorado em Linguística).

RUSSILL, Chris. Dewey / Lippmann Redux. Empedocles, Vol. 7, no. 2, 2016, pp. 129-142.

SÁDABA, Teresa. Framing. Buenos Aires: La Crujia, 2008.

SANTOS, Ana Luisa M. Mulher negra: das formações discursivas à consolidação da quebra do esterótipo da mulata que dança. São Paulo: FFLCH/USP, 2018 (Mestrado em Língua Portuguesa)

SCHRAMM, Wilbur L.; ROBERTS, Donald F. (orbs.) The process and effects of mass communication. 2a. edição. Urbana - Illinois: University of Illinois Press, 1972 [1954].

SCHUDSON, Michael. Why democracies need an unlovable press. Londres: Polity, 2008.

SERRA, Sonia. Relendo o “Gatekeeper”: notas sobre condicionantes do jornalismo. X COMPÓS. São Bernardo do Campo: Anais… Umesp, junho de 2004.

SILVA, Gislene. Jornalismo e construção de sentido: pequeno inventário. Estudos em Jornalismo e Mídia, Vol. 2, no. 2, 2o. sem. 2005, pp. 95-117.

SILVEIRA, Patrícia; MARÔPO, Lidia. Jornalismo e construção da realidade. Comunicando, Vol. 3, no. 1, 2014, pp. 1-13.

SONDERLUND, Gretchen. Rethinking a curricular icon: the institutional and ideological foundations of Walter Lippmann. The Communication Review, Vol. 8, no. 1, 2005, pp. 307-327.

STEINBERG, Charles (org.) Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972

SUBTIL, Filipa. As guerras mundiais e as mutações na teoria social da comunicação e dos media. Famecos, Vol. 22, no.3, jul-ser. 2015, pp. 15-42.

TELL, Dave. Reinventing Walter Lippmann: communication and cultural studies. The Review of Communication, Vol. 13, no. 2, Abril 2013, pp. 108-126.

TUCHMAN, Gaye. Making News by Doing Work: Routinizing the Unexpected. The American Journal of Sociology, Vol. 79, No. 1. Jul., 1973, pp. 110-131.

TURNER, Graeme. O cinema como prática social. São Paulo: Summus, 1998.

VARÃO, R. Notas Sobre o Mito dos Quatro Fundadores do Campo Comunicacional: Coisas que Ninguém Nunca Viu Antes e Pensamentos que Ninguém Teve. Trabalho apresentado no XXXI Congresso da Intercom. Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008.

VARÃO, R. O passado não é o que costuma(va) ser: por uma outra história das teorias da Comunicação. 30o. INTERCOM. Anais… Santos: Universidade Católica de Santos, setembro de 2007.

WHITEHEAD, Amy S. The Unattainable ideal: Walter Lippmann and the limits of the Press and Public Opinion. Luisiana: Louisiana State University, 2015 (Dissertação de Mestrado).

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença, 1999.

Downloads

Publicado

08-03-2024

Como Citar

Martino, L. M. S. (2024). Lendo “Opinião Pública”, de Walter Lippmann, em seu centenário: limites e derivações de um estudo inaugural sobre mídia: limits and offshores of a media studies classic. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 22(50). https://doi.org/10.5902/2175497769360

Edição

Seção

Artigos Livres