O INQUIETANTE NO ATO DA COMUNICAÇÃO: A RELAÇÃO DE IDENTIDADE E ALTERIDADE A PARTIR DO TWITTER BRITISH LOGIC

Autores

  • Luis Mauro Sá Martino Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP https://orcid.org/0000-0002-5099-1741
  • Ângela Cristina Salgueiro Marques Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497732479

Palavras-chave:

Identidade, O inquietante, Alteridade, Subjetividade, Mídias digitais

Resumo

Este texto delineia alguns aspectos da relação entre identidade e alteridade a partir da análise das interações delineadas na página BritishLogic (@BritishLogic), na rede social digital Twitter. A partir do conceito de “inquietante”, formulado por Freud (2010[1919]), foram analisados todos os “tweets”entre dezembro de 2015 e maio de 2016 com o objetivo de analisar como a questão do “estranho” é desvelada a partir da descrição de situações cotidianas reconhecíveis e, ao mesmo tempo, estranhas quando observadas em conversações políticas ordinárias às quais os interlocutores estão acostumados. Três elementos ganham destaque no tweet: (a) a trivialidade das ações é retratada como fonte de inquietação cotidiana; (b) a dificuldade de definir e expressar sentimentos nas interações sociais; (c) interações comunicacionais são problematizadas, reprimidas e deslocadas de sua condição original, em um contínuo estranhamento das próprias atitudes. Esses elementos são discutidos aproximando a ideia de estranhamento e Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Faculdade Cásper Líbero.

Ângela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Doutora em Comunicação Social pela UFMG e professora do Programa de Pós-graduação dessa mesma instituição. Pós-doutora pela Université Stendhal - Grenoble 3.

Downloads

Publicado

21-12-2019

Como Citar

Martino, L. M. S., & Marques, Ângela C. S. (2019). O INQUIETANTE NO ATO DA COMUNICAÇÃO: A RELAÇÃO DE IDENTIDADE E ALTERIDADE A PARTIR DO TWITTER BRITISH LOGIC. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(38). https://doi.org/10.5902/2175497732479

Edição

Seção

Artigos Livres