A performance das imagens e o gesto performativo da fotografia em seu diálogo com a arte
DOI :
https://doi.org/10.5902/2175497784249Mots-clés :
Fotografia, Performance, Biopotência, Maiolino, FirmezaRésumé
Este artigo estabelece aproximações entre imagens do filme “In-out (antropofagia)” (1973), de Anna Maria Maiolino, com a sequência de seis imagens de “Ação 3” (2005), de Yuri Firmeza, para refletir em torno da performatividade da imagem fotográfica na contemporaneidade em suas interseções e contaminações com outras expressões artísticas. Argumentamos que Maiolino e Firmeza, ao ampliarem o contato entre fotografia e performance, nos revelam a potencialidade performativa da própria imagem, ou seja, o trabalho de produção de operações que redispõem e desorganizam as coisas, deixando evidentes os intervalos entre enunciados, discursos, gestos e formas de vida. O espaço de jogo aberto pela performatividade das imagens que Maiolino e Firmeza produzem busca reconfigurar a relação de inteligibilidade e experimentação do mundo, além de preservar a distância que torna possível ao espectador refletir sobre os sentidos do que é figurado na imagem.
Téléchargements
Références
CALDERÓN, Andrea Soto. “Potencias e impotencias de las imágenes en el pensamiento de Jacques Rancière”. In: Francisco Vega; Valerio Rocco (eds). Estéticas del disenso. Políticas del arte en Jacques Rancière. Santiago de Chile: Editorial Doble Ciencia, 2018, pp. 135-150.
CALDERÓN, Andrea Soto. La performatividad de las imágenes. Santiago de Chile: Ediciones Metales Pesados, 2020.
CASTELLS, Manuel. Communication Power. Nova York: Oxford University, 2009.
HERKENHOFF, Paulo. A Trajetória de Maiolino: Uma Negociação de Diferenças. In: ZEGHER, Catherine. Anna Maria Maiolino, Vida Afora/A Life Line. Nova York: The Drawing Center, 2002.
KRAUSS, Rosalind. Video: The Aesthetics of narcisism. October nº1, 1976. Cambridge: The MIT Press.
KRAUSS, R. A voyage on the north sea: Art in the age of the post-medium condition. Nova York: Thames & Hudson, 1999.
KRAUSS, Rosalind. Vídeo: a estética do narcisismo. Arte & Ensaios, n. 16, PPGAV-EBA/UFRJ, Rio de Janeiro, jul. 2008.
MAIOLINO, Anna Maria. Entrevista com Anna Maria Maiolino. Arte e Ensaios, n. 29, p. 8-25, 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MONDZAIN, Marie-José. Confiscação: das palavras, das imagens e do tempo. Belo Horizonte: Relicário, 2022.
PELBART, Peter Pal. Aos nossos amigos. In: RAGO, Margareth; GALLO, Sílvio (orgs.). Michel Foucault e as insurreições: é inútil revoltar-se? São Paulo: Intermeios, 2017, p.95-106.
POIVERT, Michel. Destin de l’image performée. In: La photographie contemporaine. Paris: Flammarion, p. 209-235, 2010.
POIVERT, Michel. A fotografia contemporânea tem uma história? Palíndromo, v. 7, n. 13, p.134-142, 21 set. 2015. Universidade do Estado de Santa Catarina.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
RANCIÈRE, J. La Méthode de la scène. Paris: Éditions Lignes, 2018.
RANCIÈRE, J. Le travail des images. Conversations avec Andrea Soto Calderón. Dijon: Les Presses du Réel, 2019.
ROLNIK, Suely. A hora da micropolítica. São Paulo: Editora N-1, 2015.
SCOVINO, Felipe; REGALDO, Fernanda; MARQUEZ, Renata; ANDRÉS, Roberto e CANÇADO, Wellington (orgs.). Escavar o Futuro. Belo Horizonte: PISEAGRAMA, 2014. Disponível em: https://issuu.com/piseagrama/docs/escavar_o_futuro_final_web/107
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.


