Os gêneros do discurso na prática de produção textual escrita: implicações teóricas e didáticas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849228280Parole chiave:
Gêneros do discurso, Produção textualAbstract
The present article discusses the way the theory of speech genres has been taken into account in the didactic elaborations of written textual production within Portuguese Language (LP), conceived as a school subject. The theoreticalmethodological basis inserts itself in the dialogical theory of language of Bakhtin Circle. The research data is composed by written texts (classified ad genre) produced by students of the 7th. year of fundamental school, as well as by notes on the didactic procedures concerning the guidance of the language activities. The results show that it is still noticeable, in the school environment, the persistance of practices based on a perspective of school written composition, in opposition to the notion of textual production, suggested by the PCN’s, which point out the speech genres as an effective didactic-methodological object in the author-subject construction of its saying.Downloads
Riferimenti bibliografici
BAKHTIN, M.; VOLOSCHINOV, V. N.. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução do francês por Michel Lahud e Yara F.Vieira 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
BONINI, Adair. Metodologias do ensino de produção textual: a perspectiva da enunciação e o papel da Psicolingüística. Perspectiva – Revista do Centro de Ciências da Educação da UFSC, Florianópolis, v. 20, n.1, p. 23-47, jan.;jun. 2002.
BRASIL, SEF. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRITTO, Luiz Percival Leme. A sombra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. Campinas, SP: Mercado de Letras; ALB, 2002.
BUSSARELO, Jorge Marcos. O ensino aprendizagem da produção textual escrita na perspectiva dos gêneros do discurso: a crônica. 2005. (Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina).
FARACO, Carlos Alberto. Bakhtin e os estudos enunciativos no Brasil: algumas perspectivas. In: BRAIT, Beth (Org.). Estudos enunciativos no Brasil: histórias e perspectivas. São Paulo: Fapesp, 2001.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
HAESER, Márcia Elisa. O ensino aprendizagem da leitura no ensino médio: uma proposta a partir de oficina com o gênero carta do leitor. 2005. (Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina).
LEMOS-ROSSI, Maria A. G. Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção textual. Taubaté: Cabral. Editora Universitária, 2002.
RODRIGUES. Rosângela Hammes. As diferentes esferas sócio-discursivas como critério para a elaboração de currículos. Intercâmbio, São Paulo, v. 8, p. 93-100, 1999.
ROJO, Roxane. Perspectivas enunciativo-discursivas em produção de textos. In CONGRESSO DE LINGÜÍSTICA APLICADA, 4 Anais... Campinas: DLA/IEL/UNICAMP, 1996, p. 285-290.
ROJO, Roxane. A teoria dos gêneros em Bakhtin: construindo uma perspectiva enunciativa para o ensino de compreensão e produção de textos na escola. In: BRAIT, Beth (Org.). Estudos enunciativos no Brasil: histórias e perspectivas. São Paulo: Fapesp, 2001.