Avaliatividade em produção de textos a partir do gênero editorial

Auteurs-es

  • Maria Eulália Tomasi Albuquerque Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0002-3558-4566
  • Camila Noal Selle Universidade Federal de Santa Maria
  • Letícia Oliveira de Lima Universidade Federal de Santa Maria

DOI :

https://doi.org/10.5902/1516849228046

Mots-clés :

Theory of Evaluation, Students, Text productions, Opinion

Résumé

This article analyses the text marks which show the student's opinion in their text production, the linguistic resources that are available in these text productions, aiming for contribution to indicate the predominant subsystem of the Theory of Evaluation. This work is characterized as a deductive, qualitative and quantitative research, with exploratory character, and it is considered a case study. The corpus of this research is constituted by 22 text productions or, in other words, interpretations of texts produced by students of the ninth grade of the Basic Education of a school in Santa Maria, RS. After choosing the corpus, we began to analyze it and to interpret it to find the results. Most students presented their opinions based on the emotion when facing a controversial fact, with the predomination of the attitude subsystem. We didn’t expect that so many occurrences would happen in the graduation subsystem. We noticed that the Appraisal System is common mainly in texts and that the evaluations we make show not only our opinion, as they also express rules, conducts and principles considered right for some, wrong for others and vice-versa.

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Bibliographies de l'auteur-e

Maria Eulália Tomasi Albuquerque, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Curso de Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1969), mestrado em Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor adjunto nível 2 da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: compreensão e sentido, recepção e produção de textos, morfologia do Português, análise do discurso - pesquisas, formas de linguagem nos centros urbanos e ensino - leitura - produção de textos.

Camila Noal Selle, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Letras Licenciatura Português e Literatura da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão, na área de Educação. Atualmente é professora no ensino fundamental e médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, na E. B. E. Érico Veríssimo, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Letícia Oliveira de Lima, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Letras Licenciatura Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria. Foi bolsista de iniciação científica FIPE Jr. e bolsista CAPES. Foi professora de Língua Portuguesa na Escola Técnica Albert Einstein, do Sistema de Ensino Gaúcho (SEG). Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e redação na Escola Riachuelo, em Camobi. É integrante do Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa- NELP (GAP/CAL: 026308). Participa dos projetos de pesquisa: Gramática Sistêmico-Funcional da língua portuguesa para análise de representações sociais (GAP/CAL: 025406) e Práticas Orientadoras para o processo de produção e avaliação de textos na perspectiva textual-interativa (GAP/CAL: 029622), conhecido como Ateliê de Textos.

Références

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CABRAL, S. R. S. A mídia e o presidente: um julgamento com base na Teoria da Valoração. 2007. 249 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Maria, RS, 2007.

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WHITE, P. Valoração – A linguagem da avaliação e da perspectiva. Linguagem em (Dis)curso, 2004.

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Publié-e

2017-07-08

Comment citer

Albuquerque, M. E. T., Selle, C. N., & Lima, L. O. de. (2017). Avaliatividade em produção de textos a partir do gênero editorial. Linguagens & Cidadania, 12(1). https://doi.org/10.5902/1516849228046