Propostas de atividades com manchetes de jornais
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849231488Palavras-chave:
Jornalismo, ManchetesResumo
Propostas de atividades com manchetes de jornaisDownloads
Referências
BAKHTIN, Mikahail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Fato político e estratégia discursiva. In ATAS-
º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística –Conferências e mesas redondas. 1996, p.293-297.
CORTEN, André. Discurso e representação do político. In INDURSKY, Freda e FERREIRA, Maria Cristina Leandro (orgs). Os múltiplos sentidos da Análise do Discurso. Porto Alegre: Sagra e Luzzatto, 1999.
DIJK, Teun Adrianus Van. Cognição, discurso e interação. São Paulo: Contexto,
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1986.
FERREIRA, Maria Cristina Leandro. O estatuto da equivocidade da língua. In Lima, Marília dos Santos e GUEDES, Paulo Coimbra (Orgs.). Estudos de Linguagem. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzatto, 1996.
FERREIRA, Maria Cristina Leandro. Nas trilhas do discurso: a propósito de leitura, Sentido e interpretação. In ORLANDI, Eni Puccinelli. A leitura e os leitores. Campinas: Pontes, 1998.
FIGUEIREDO, Olívia. Escrever: da teoria à prática. In FONSECA, Fernanda Irene (org.). Pedagogia da escrita: perspectivas. Porto: Porto Editora Ltda, 1994.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e linguagem. São Paulo:Cortez,1987.
MARIANI, Bethania Sampaio Corrêa. Sobre um percurso de análise do discurso Jornalístico – A revolução de 30. In INDURSKY, Freda e FERREIRA, Maria Cristina Leandro (orgs). Os múltiplos territórios da Análise do Discurso. Porto Alegre: Sagra & Luzzatto, 1999.
MARCONDES, Beatriz, MENEZES, Gilda, TOSHIMITSU, Thaís. Como usar outras linguagens na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2000.
ORLANDI, Eni Puccinelli. A incompletude do sujeito. In Sujeito e texto. Série Cadernos PUC-31, EDUC, 1988 A.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Unidade e dispersão: uma questão do texto e do sujeito. In Sujeito e texto. Série Cadernos PUC-31. EDUC, 1988 B.
ORLANDI, Eni Puccinelli. O inteligível, o interpretável e o compreensível. In ZILBERMAN, Regina e SILVA, Ezequiel Theodoro da (orgs.). Leitura: perspectivas Interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1988 C.
PLATÃO & FIORIN. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1996.
PÊCHEUX, M. Analyse automathique du discours. Paris: Dunod, 1069.
PFEIFFER, Cláudia Castellanos. O leitor no contexto escolar. In ORLANDI, Eni Puccinelli. A leitura e os leitores. Campinas: Pontes, 1998.