Propostas de atividades com manchetes de jornais

Autores

  • Maria Eulalia Tomasi Albuquerque Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849231488

Palavras-chave:

Jornalismo, Manchetes

Resumo

Propostas de atividades com manchetes de jornais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eulalia Tomasi Albuquerque, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Curso de Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1969), mestrado em Mestrado em estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado em Doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor adjunto nível 2 da Universidade Federal de Santa Maria. 

Referências

BAKHTIN, Mikahail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Fato político e estratégia discursiva. In ATAS-

º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística –Conferências e mesas redondas. 1996, p.293-297.

CORTEN, André. Discurso e representação do político. In INDURSKY, Freda e FERREIRA, Maria Cristina Leandro (orgs). Os múltiplos sentidos da Análise do Discurso. Porto Alegre: Sagra e Luzzatto, 1999.

DIJK, Teun Adrianus Van. Cognição, discurso e interação. São Paulo: Contexto,

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1986.

FERREIRA, Maria Cristina Leandro. O estatuto da equivocidade da língua. In Lima, Marília dos Santos e GUEDES, Paulo Coimbra (Orgs.). Estudos de Linguagem. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzatto, 1996.

FERREIRA, Maria Cristina Leandro. Nas trilhas do discurso: a propósito de leitura, Sentido e interpretação. In ORLANDI, Eni Puccinelli. A leitura e os leitores. Campinas: Pontes, 1998.

FIGUEIREDO, Olívia. Escrever: da teoria à prática. In FONSECA, Fernanda Irene (org.). Pedagogia da escrita: perspectivas. Porto: Porto Editora Ltda, 1994.

KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e linguagem. São Paulo:Cortez,1987.

MARIANI, Bethania Sampaio Corrêa. Sobre um percurso de análise do discurso Jornalístico – A revolução de 30. In INDURSKY, Freda e FERREIRA, Maria Cristina Leandro (orgs). Os múltiplos territórios da Análise do Discurso. Porto Alegre: Sagra & Luzzatto, 1999.

MARCONDES, Beatriz, MENEZES, Gilda, TOSHIMITSU, Thaís. Como usar outras linguagens na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2000.

ORLANDI, Eni Puccinelli. A incompletude do sujeito. In Sujeito e texto. Série Cadernos PUC-31, EDUC, 1988 A.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Unidade e dispersão: uma questão do texto e do sujeito. In Sujeito e texto. Série Cadernos PUC-31. EDUC, 1988 B.

ORLANDI, Eni Puccinelli. O inteligível, o interpretável e o compreensível. In ZILBERMAN, Regina e SILVA, Ezequiel Theodoro da (orgs.). Leitura: perspectivas Interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1988 C.

PLATÃO & FIORIN. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1996.

PÊCHEUX, M. Analyse automathique du discours. Paris: Dunod, 1069.

PFEIFFER, Cláudia Castellanos. O leitor no contexto escolar. In ORLANDI, Eni Puccinelli. A leitura e os leitores. Campinas: Pontes, 1998.

Downloads

Publicado

2018-03-11

Como Citar

Albuquerque, M. E. T. (2018). Propostas de atividades com manchetes de jornais. Linguagens & Cidadania, 4(1). https://doi.org/10.5902/1516849231488