A mulher no cinema brasileiro e a tentativa de afastamento da heteronormatividade: uma leitura de Dona Flor e seus dois maridos

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/1679849X74006

Mots-clés :

Cinema brasileiro, Patriarcado, Dona Flor e seus dois maridos, Heteronormatividade

Résumé

Este trabalho procura avaliar o cinema como um preponderante veículo de difusão de ideologias sexuais e de gênero na sociedade brasileira. Mais especificamente, esse estudo centra-se na análise da constituição da identidade feminina no filme Dona Flor e seus dois maridos (1976) com o intuito de abordar a forma como a protagonista da referida película tenta, de uma maneira ou de outra, transgredir a heteronormatividade e, por extensão, o código patriarcal.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Lizandro Carlos Calegari, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutorando em Letras (UFSM). Bolsista CAPES.

Références

Dona Flor e seus dois maridos. Direção de Bruno Barreto. Manaus: Videolar S. A. (Sob licença da Paramount Home Entertainment [Brazil] Ltda), 1976.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. Rio de Janeiro: Forense, 1981.

FOSTER, David William. Gender and Society in Contemporary Brazilian Cinema. Austin: University of Texas Press, 1999.

FOSTER, David William. Producción cultural e identidades homoeróticas: teoría y aplicaciones. San José: Editorial de la Universidad de Costa Rica, 2000.

FOSTER, David William. Consideraciones sobre el estudio de la heteronormatividade en la literatura latinoamericana. Letras: literatura e autoritarismo, Santa Maria, n. 22, jan.-jun., 2001.

FOSTER, David William. Queer Issues in Contemporary Latin American Cinema. Austin: University of Texas Press, 2003.

LEITE, Sidney Ferreira. Cinema brasileiro: das origens à retomada. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2005.

PINTO, Céli Regina Jardim. Uma história do feminismo no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2003.

SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. Gênero, patriarcalismo, violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

Téléchargements

Publiée

2006-01-01

Comment citer

Calegari, L. C. (2006). A mulher no cinema brasileiro e a tentativa de afastamento da heteronormatividade: uma leitura de Dona Flor e seus dois maridos. Literatura E Autoritarismo, (7). https://doi.org/10.5902/1679849X74006

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

1 2 3 > >>