A mulher no cinema brasileiro e a tentativa de afastamento da heteronormatividade: uma leitura de Dona Flor e seus dois maridos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X74006Schlagworte:
Cinema brasileiro, Patriarcado, Dona Flor e seus dois maridos, HeteronormatividadeAbstract
Este trabalho procura avaliar o cinema como um preponderante veículo de difusão de ideologias sexuais e de gênero na sociedade brasileira. Mais especificamente, esse estudo centra-se na análise da constituição da identidade feminina no filme Dona Flor e seus dois maridos (1976) com o intuito de abordar a forma como a protagonista da referida película tenta, de uma maneira ou de outra, transgredir a heteronormatividade e, por extensão, o código patriarcal.
Downloads
Literaturhinweise
Dona Flor e seus dois maridos. Direção de Bruno Barreto. Manaus: Videolar S. A. (Sob licença da Paramount Home Entertainment [Brazil] Ltda), 1976.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. Rio de Janeiro: Forense, 1981.
FOSTER, David William. Gender and Society in Contemporary Brazilian Cinema. Austin: University of Texas Press, 1999.
FOSTER, David William. Producción cultural e identidades homoeróticas: teoría y aplicaciones. San José: Editorial de la Universidad de Costa Rica, 2000.
FOSTER, David William. Consideraciones sobre el estudio de la heteronormatividade en la literatura latinoamericana. Letras: literatura e autoritarismo, Santa Maria, n. 22, jan.-jun., 2001.
FOSTER, David William. Queer Issues in Contemporary Latin American Cinema. Austin: University of Texas Press, 2003.
LEITE, Sidney Ferreira. Cinema brasileiro: das origens à retomada. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2005.
PINTO, Céli Regina Jardim. Uma história do feminismo no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2003.
SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. Gênero, patriarcalismo, violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).