Resistência à espiral da distopia e do ódio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X70642

Palavras-chave:

Literatura, Autoritarismo, Resistência, Distopia

Resumo

O mundo hiperconectado e globalizado não está imune ao trânsito do autoritarismo, se utilizando dos próprios mecanismos da liberdade para corroer as estruturas democráticas, se apropriando das demandas por igualdade para justificar políticas de ódio e segregação. Resistir é cada vez mais necessário, mas começando por resistir exatamente ao que Theodor Adorno definiu como a roda-viva que teima em mirar o peito dos homens, que busca exatamente a contradição para manter a espiral de violência como única lógica possível para a ideia de civilização que foi construída.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Luis Pereira Ourique, UFPel

Possui doutorado em Letras - Estudos Literários - pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007) e estágios de pós-doutorado realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012) e na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2015).

Lizandro Carlos Calegari, UFSM

Possui Doutorado em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS).  De 2009 a 2014, foi professor de Literatura da Graduação e do PPGL da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-FW). Atualmente, é professor de Literatura no Colégio Politécnico da UFSM e no Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado) da mesma instituição.

Rosani Úrsula Ketzer Umbach, UFSM

Doutorado em Neuere Deutsche Literatur (1997) pela Freie Universität Berlin e pós-doutorado (2005) na Universidade de Tübingen, Alemanha. Professora titular da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

Steven Levitsky e Daniel Ziblatt – Como as democracias morrerm. Tradução: Renato Aguiar. São Paulo: Zahar, 2018.

Fredric Jameson – Modernidade singular. Tradução: Roberto Franco Valente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

Downloads

Publicado

2022-06-10 — Atualizado em 2022-06-10

Versões

Como Citar

Pereira Ourique, J. L., Calegari, L. C., & Ketzer Umbach, R. Úrsula . (2022). Resistência à espiral da distopia e do ódio. Literatura E Autoritarismo, (39), 1–4. https://doi.org/10.5902/1679849X70642

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.