A mulher no cinema brasileiro e a tentativa de afastamento da heteronormatividade: uma leitura de Dona Flor e seus dois maridos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X74006

Palabras clave:

Cinema brasileiro, Patriarcado, Dona Flor e seus dois maridos, Heteronormatividade

Resumen

Este trabalho procura avaliar o cinema como um preponderante veículo de difusão de ideologias sexuais e de gênero na sociedade brasileira. Mais especificamente, esse estudo centra-se na análise da constituição da identidade feminina no filme Dona Flor e seus dois maridos (1976) com o intuito de abordar a forma como a protagonista da referida película tenta, de uma maneira ou de outra, transgredir a heteronormatividade e, por extensão, o código patriarcal.

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Biografía del autor/a

Lizandro Carlos Calegari, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutorando em Letras (UFSM). Bolsista CAPES.

Citas

Dona Flor e seus dois maridos. Direção de Bruno Barreto. Manaus: Videolar S. A. (Sob licença da Paramount Home Entertainment [Brazil] Ltda), 1976.

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Publicado

2006-01-01

Cómo citar

Calegari, L. C. (2006). A mulher no cinema brasileiro e a tentativa de afastamento da heteronormatividade: uma leitura de Dona Flor e seus dois maridos. Literatura E Autoritarismo, (7). https://doi.org/10.5902/1679849X74006

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