ALGORITMOS DE PRECIFICAÇÃO E DIREITO CONCORRENCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369440973

Palavras-chave:

algoritmos, algoritmos de precificação, direito concorrencial, infrações antitruste, regulação.

Resumo

O artigo objetiva responder em que medida a utilização de algoritmos de precificação por agentes de mercado pode resultar na prática de ilícitos anticoncorrenciais. Para tanto, realiza-se a revisão de literatura sobre o tema, para, a partir dos cenários desenhados em plano hipotético elaborar estudo de caso, tendo o contexto jurídico brasileiro por base, das hipóteses formuladas teoricamente. Inicia-se o trabalho pela recuperação dos contornos conceituais associados aos algoritmos de precificação, enquadrados dentro da teoria da regulação algorítmica. Em seguida, contextualiza-se os algoritmos de precificação dentro do cenário dos mercados em plataforma, com aportes teóricos da literatura associada à análise dos mercados de dois lados. Em seguida, com base nos relatórios de autoridades concorrenciais, formula-se duas hipóteses em que os algoritmos de precificação podem ter repercussões concorrenciais. Por fim, submete-se às hipóteses à análise jurídica, tomando com base a sistematização doutrinária do artigo 36 da Lei. 12.529/2011 e as características estruturais dos ilícitos anticoncorrenciais. Conclui-se que os algoritmos de precificação podem levar à prática de ilícitos anticonrrenciais, observadas condições específicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Oliveira Frazao, Universidade de Brasília - UnB

Professora de Direito Civil e Comercial da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília – UnB. 

Graduada e Mestre em Direito pela Universidade de Brasília - UnB e Doutora em Direito Comercial pela PUCSP.

Carlos Goettenauer, Universidade de Brasília - UnB

Mestrado em Direito da Universidade de Brasília.
Especialista em direito internacional pela PUC-SP.
Graduado em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisador bolsista da Universidade Corporativa do Banco do Brasil

Referências

ACQUISTI, A.; VARIAN, H. R. ACQUISTI, Alessandro; VARIAN, Hal R. Conditioning prices on purchase history. Marketing Science, v. 24, n. 3, p. 367-381, 2005.

ANDRADE, S. L.; SANTIAGO, M. R. Geo-pricing: uma análise jurídica das relações de consumo no e-commerce e da segregação econômico-social na era da pós-modernidade. Revista de Direito, Globalização e Resopnsabilidade nas Relações de Consumo, v. 4, n. 1, jan/jun 2018.

ATHAYDE, A. Antitruste, varejo e infrações à ordem econômica. São Paulo: Singular, 2017.

BARBIN, É. et al. A History of Algorithms. Berlin: Springer-Verlag, 1999.

BAROCAS, S.; HOOD, S.; ZIEWITZ, M. Governing Algorithms: A Provocation Piece. Paper prepared for the "Governing Algorithms" conference. Nova York. 2013.

BLACK, J. Decentring Regulation: Understading the le of Regulation and Self-Regulation in a 'Post-Regulatory' World. Current Legal problems, v. 54, n. 1, p. 103-146, 2001.

BLACK, J. Proceduralisation and Polycentric Regulation. Revista Direito GV , v. 1.5, n. Especial 1, 2005.

BRASIL. Constituição Federal. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 7 nov. 2019.

BRASIL. Lei 12.529 de 30 de novembro de 2011. Estrutura o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência; dispõe sobre a prevenção e repressão às infrações contra a ordem econômica; altera a Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990, o Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 - Código de Processo Penal, e a Lei nº 7.347, de 24 de julho de 1985; revoga dispositivos da Lei nº 8.884, de 11 de junho de 1994, e a Lei nº 9.781, de 19 de janeiro de 1999; e dá outras providências. In: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 01 dez. 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12529.htm. Acesso em: 07 nov. 2019.

BRASIL. Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional de Relações de Consumo do Ministério da Justiça - DPDC. Nota Técnica n.º 92/2018/CSA-SENACON/CGCTSA/GAB-DPDC/DPDC/SENACON/MJ, de 18.06.2018, no Processo nº 08012.002116/2016-21.

CHEN, L.; MISLOVE, A.; WILSON, C. An Empirical Analysis of Algorithmic Princing on Amazon Marketplace. 25th International Conference on World Wide Web. Montréal: International World Wide Web Conferences Steering Committee. 2016.

CMA. Pricing algorithms Economic working paper on the use of algorithms to facilitate collusion and personalised pricing. Competition & Markets Authority. Londres. 2018.

DAMME, E. V. et al. Mergers in Two-Sided Markets - A Report to the NMa. Netherlands Competition Authority. Amsterdã, p. 183. 2010.

DOURISH, P. Algorithms and their others: Algorithmic culture in context. Big Data & Society, v. 3, n. 2, dez. 2016.

EVANS, D. S. The Antitrust Economics of Multi-Sided Platform Markets. Yale Journal on Regulation, v. 20, n. 2, 2003.

EZRACHI, A.; STUCKE, M. E. Virtual Competition. Cambridge: Harvard University Press, 2016.

EZRACHI, A.; STUCKE, M. E. Artificial Intelligence & Collusion When Computers Inhibit Competition. Illinois Law Review, v. 2017, n. 5, 19 out. 2017.

FILISTRUCCHI, L.; GERADIN, D.; VAN DAMME, E. Identifying Two-Sided Markets. TILEC Working Paper, Tilec, v. 2012, n. 8, p. 26, Fevereiro 2012.

FORGIONI, P. A. Os Fundamentos do Antitruste. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.

FRAZÃO, A. Direito da Concorrência: Pressupostos e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2017.

FRAZÃO, A. Algoritmos e inteligência artificial. Jota, 16 maio 2018. Disponivel em: http://www.anafrazao.com.br/files/publicacoes/2018-05-16-Algoritmos_e_inteligencia_artificial.pdf. Acesso em: 25 out. 2019.

FRAZÃO, A. Geo princing e geo blocking - As novas formas de discriminação de consumidores e os desafios para o seu enfrentamento. Jota, 15 ago. 2018. Disponivel em: http://anafrazao.com.br/files/publicacoes/2018-08-15-Geo_pricing_e_geo_blocking_As_novas_formas_de_discriminacao_de_consumidores_e_os_desafios_para_o_seu_enfrentamento.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019.

GICO JUNIOR, I. T. Teoria Unificada da Colusão: Uma Sugestão de Regulação dos Cartéis. Revista da AMDE, v. 2, 2009.

GILLESPIE, T. The Relevance of Algorithms. In: TARLETON, G.; BOCZKOWSKI, P. J.; FOOT, K. A. Media Technologies: Essays on Communication, Materiality, and Society. Cambridge: MIT Press, 2014.

HAGIU, A. Merchant or Two-Sided Platform. Review of Network Economics, v. 6, 1 jun. 2007.

HAGIU, A.; HALABURDA, H. Information and two-sided platform profits. International Journal of Industrial Organization, v. 34, p. 25-35, 1 maio 2014.

HANNAK, A. et al. Measuring Price Discrimination and Steering on E-commerce Web Sites. IMC '14: Proceedings of the 2014 Conference on Internet Measurement Conference. Vancouver: AMC. 2014.

HAUCAP, J.; HEIMESHOFF, U. Google, Facebook, Amazon, eBay: Is the Internet driving competition or maket monopolization. International Economics and Economic Policy, v. 1, n. 1-2, p. 49-61, fev. 2014.

HOOD, C.; ROTHSTEIN, H.; BALDWIN, R. The Government of Risk: Understanding Risk Regulation Regimes. Oxford: Oxford Press, 2001.

KANNAN, P. K.; KOPALLE, P. K. Dynamic Pricing on the Internet: Importance and Implications for Consumer Behavior. International Journal of Electronic Commerce, v. 5, n. 3, p. 63-83, 2001.

LESSIG, L. Code and Other Laws of Cyberspace. Nova York: Basic Books, 1999.

MACHADO, H. F. D. S. Algoritmos, regulação e governança: uma revisãod e literatura. Revista de Direito Setoria e Regulatório, Brasilia, v. 4, n. 1, maio 2018.

MARQUES, C. L. M. Contratos no Código de Defesa do Consumidor: o novo regime das relações contratuais. 4a. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

MEHRA, S. K. Antitrust and the Robo-Seller: Competition in the Time of Algorithms. Minnesota Law Review, v. 100, abr. 2016.

MIKIANS, J. et al. 11th ACM Workshop on Hot Topics in Networks. HotNets-XI: Proceedings of the 11th ACM Workshop on Hot Topics in Networks. Redmont: ACM. 2012.

MILLER, A. A. What Do We Worry About When We Worry About Price Discrimination? The Law and Ethics of Using Personal Information for Pricing. Journal of Technology Law & Policy, v. 19, 2014.

MORTON, F. S.; ZETTELMEYER, F.; SILVA-RISSO, J. Consumer information and price discrimation: does the Internet affect the pricing of new cars to women and minorities? National Bureau of Economics. Cambridge. 2001.

MURRAY, A. Nodes and Gravity. Legisprudence, v. 2011, p. 195-221, 2011.

OCDE. Roundtable on two-sided markets. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento. Paris. 2009.

OCDE. Algorithms and Collusion - Background Note by the Secretariat. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Paris. 2017.

PIGOU, A. C. The Economics of Welfare. Londres: MacMillan and Co., Limited, 1920.

ROQUE, T. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

RYSMAN, M. The Economics of Two-Sided Markets. Journal of Economic Perspectives, v. 23, n. 3, p. 125-143, 2009.

SALCEDO, B. Pricing Algorithms and Tacit Collusion. Pennsylvania State Universtity - Working Paper, 1 nov. 2015.

SALOMÃO FILHO, C. Direito Concorrencial. São Paulo: Malheiros, 2013.

SCHWALBE, U. Algorithms , Machine Learning, and Collusion. University of Hohenheim Working Paper, 5 abr. 2018.

SOLON, O. How a Book About Flies Came to Be Priced $24 Million on Amazon. Wired, 27 abr. 2011.

SRNICEK, N. Platform Capitalism. Cambridge: Polity Press, 2017.

THALER, R. H.; SUNSTEIN, C. R. Nudge: Improving Decisions About Health, Wealth, and Happiness. Nova York: Penquin books, 2009.

ULPH, D.; VULKAN, N. Electronic commerce, price discrimination, and mass customisation. Said Business School. Oxford. 2007.

VARIAN, H. R. Price Discrimination. In: SCHMALENSEE, R.; WILLIG, R. Handbook of Industrial Organization. Londres: Elsevier Science Publishers, v. I, 1989.

YEUNG, K. Hypernudge: Big Data as a Mode of Regulation by Design. Information, Communication & Society, v. 20, n. 1, p. 118-136, 2017.

YEUNG, K. Algorithmic regulation: A critical interrogation. Regulation & Governance, v. 12, 2018.

ZITTRAN, J. The Future of the internet - and how to stop it. New Heaven: Yale University Press, 2008.

ZUBOFF, S. The Age of Surveillance Capitalism. Nova York: PublicAffairs, 2019.

Downloads

Publicado

03-10-2022

Como Citar

Frazao, A. O., & Goettenauer, C. (2022). ALGORITMOS DE PRECIFICAÇÃO E DIREITO CONCORRENCIAL. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 17(1), e40973. https://doi.org/10.5902/1981369440973

Edição

Seção

Artigos científicos