A NECESSIDADE DA JUSTIFICAÇÃO POR DEDUÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA RATIO DECIDENDI DE CASOS FÁCEIS A PARTIR DA TEORIA DE NEIL MACCORMICK: UMA ANÁLISE DO RESP 1.745.333/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369439522

Palavras-chave:

hermenêutica, justificação por dedução, Neil MacCormick, ratio decidendi.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o Recurso Especial n. 1.745.333/RS a partir da argumentação justificada exclusivamente pela dedução. Neil MacCormick propõe uma teoria integradora para argumentar por justificação as decisões jurídicas, nesse sentido, ele apresenta um método para casos fáceis e difíceis. A partir do método defendido por ele para justificar casos fáceis é que o presente artigo se fundamenta. Desse modo, para construir este artigo é utilizado o método hipotético-dedutivo, por meio de análise bibliográfica e documental, assim, possui abordagem qualitativa, do tipo básica e exploratória. Inicialmente, são expostos os pressupostos teóricos dessa abordagem, como o silogismo aristotélico. Depois, apresenta-se a justificação por dedução proposta por Neil MacCormick, para então analisar o referido acórdão. Ao final são apresentados os pressupostos e limites dessa teoria. A partir dessa análise, foi possível chegar à conclusão de que a justificação por dedução é possível, mas única e exclusivamente nos casos fáceis, o que confirma a teoria de MacCormick.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Rocha Dias, Universidade de Fortaleza

Possui graduação pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Direito - Ordem Jurídica e Constitucional - pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Doutorado em Direito pela Universidade de Lisboa (2007). Atualmente é Procurador Federal - categoria especial - da Advocacia-Geral da União e Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo e Direito Previdenciário e da Seguridade Social, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos fundamentais, previdência social, previdência do servidor público, administração pública e restrições a direitos, previdência privada e direito à saúde, sob as vertentes pública e privada. Integra o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos sobre Direito do Trabalho e da Seguridade Social - NEDTS, na Universidade de Fortaleza, e também o Grupo Internacional de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Segurança Social na América Latina.

Marynna Laís Quirino Pereira, Universidade de Fortaleza

Mestre em Direito Constitucional Público e Teoria Política pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduada em Direito pelo Centro Universitário Christus (UniChristus). Foi pesquisadora no projeto 'A efetividade da política judiciária em matéria de oitiva de crianças na Justiça Estadual com foco na Recomendação n. 33/2010 do CNJ e na implementação da Lei n. 13.431/2017', classificado nos termos do Edital de Convocação Pública e Seleção n. 02/2017 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e coordenado pelo Prof. Dr. Antonio Jorge Pereira Jr. Graduanda em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo Centro Universitário Christus (UniChristus), em que pesquisava acerca de Direitos Humanos e Violência de Gênero. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, na Universidade Federal do Ceará (UFC), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Advogada.

Downloads

Publicado

24-03-2021

Como Citar

Dias, E. R., & Pereira, M. L. Q. (2021). A NECESSIDADE DA JUSTIFICAÇÃO POR DEDUÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA RATIO DECIDENDI DE CASOS FÁCEIS A PARTIR DA TEORIA DE NEIL MACCORMICK: UMA ANÁLISE DO RESP 1.745.333/RS. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 15(3), e39522. https://doi.org/10.5902/1981369439522

Edição

Seção

Artigos científicos