ACESSIBILIDADE COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE À LUZ DAS LEIS FEDERAIS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1981369427961

Palavras-chave:

Acessibilidade, Dignidade Humana Direitos Fundamentais, Pessoa com deficiência

Resumo

Esta investigação objetiva analisar como a acessibilidade da pessoa com deficiência é assegurada no ordenamento jurídico brasileiro infraconstitucional como um direito fundamental. No Brasil, a Constituição de 1988 traz uma gama de direitos fundamentais para que os indivíduos sejam respeitados como pessoas na sociedade, limitando o poder do Estado. Entretanto, as pessoas com deficiência historicamente têm sido privadas de muitos direitos frente a uma sociedade não acessível e excludente. A metodologia deste trabalho é a pesquisa bibliográfica, de cunho exploratório, tomando as normas jurídicas brasileiras como referência de análise. Os resultados evidenciam leis infraconstitucionais que tratam da acessibilidade de modo intimamente relacionado com três dos principais direitos fundamentais: à vida, à liberdade e à igualdade. Conclui-se que, apesar de não estar explicitamente elencada na Carta Magna, a acessibilidade é um direito fundamental, pois garante a dignidade da pessoa com deficiência.

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Biografia do Autor

Mariana Couto Pimentel, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, CAHL.

Possui graduação em Direito pela Faculdade Nobre de Feira de Santana-BA (2014) e pós-graduação lato sensu em Direito Tributário pela Faculdade Damásio de Jesus (2015). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos sociais, inclusão, acessibilidade. Possui artigos publicados em revistas indexadas sobre temáticas relacionadas à pessoa com deficiência e acessibilidade.

Susana Couto Pimentel, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Cruz das Almas, BA - Brasil

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007), mestrado em Educação Especial pela Universidade Estadual de Feira de Santana/BA em convênio com o Centro de Referência Latinoamericano para Educação Especial/Cuba (2002), Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1995) e Graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1988). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) onde ministra aulas na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social, além de desenvolver pesquisas na área de educação inclusiva e tecnologia assistiva. Também atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFBA. É autora do livro intitulado "Conviver com a Síndrome de Down em escola inclusiva", publicado pela Editora Vozes em 2012 e organizadora do livro "Universidade e Escola Básica na construção de práticas inclusivas", publicado pela editora da UFRB em 2013. Tem experiência na gestão acadêmica.

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Publicado

05-05-2018

Como Citar

Pimentel, M. C., & Pimentel, S. C. (2018). ACESSIBILIDADE COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE À LUZ DAS LEIS FEDERAIS BRASILEIRAS. Revista Eletrônica Do Curso De Direito Da UFSM, 13(1), 75–102. https://doi.org/10.5902/1981369427961

Edição

Seção

Artigos científicos