Ser professora: representações e identidades no contexto da cultura visual

Autores

  • Lara Lima Satler PPGACV/FAV/UFG – Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual, Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás
  • Alice Fátima Martins PPGACV/FAV/UFG – Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual, Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373487397

Palavras-chave:

Cultura Visual, Representação social, Ser professora universitária

Resumo

A temática desta reflexão trata da desconstrução de um padrão que normatiza o ser professor universitário a partir de artefatos da cultura visual de uma instituição de ensino superior. Para tanto, foram utilizadas como fonte de dados entrevistas realizadas com professores/as colaboradores/as, recém ingressantes, na Universidade Federal de Goiás – UFG, entre os/as quais a pesquisadora se inclui tanto como respondente, quanto como recém ingressante na mesma instituição. Para todos/as foi perguntado “Você se considera educador/a?”; como segunda fonte, foi analisado o Jornal UFG, na sua comemorativa 50a edição, buscando a partir das fotografias dos/as seus/suas professores/as, como a instituição constrói as representações deles/as. Como resultados, serão apresentadas as análises dialogadas com referenciais bibliográficos objetivando compreender como algumas representações sociais do que é ser professor universitário interferem na prática docente da pesquisadora.

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Biografia do Autor

Lara Lima Satler, PPGACV/FAV/UFG – Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual, Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás

É doutoranda em Artes e Cultura Visual (FAV / UFG), estuda a perspectiva da educação da cultura visual na formação audiovisual, na educação superior.

Alice Fátima Martins, PPGACV/FAV/UFG – Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual, Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás

Arte educadora (UnB) com experiência na educação básica e na formação de professores;

Mestre em Educação (UnB); Doutora em Sociologia (UnB); Pós-Doutora em Estudos

Culturais (UFRJ); professora no curso de Licenciatura em Artes Visuais e do corpo docente

permanente do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de

Artes Visuais da UFG. Pesquisadora associada do PACC/UFRJ.

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Publicado

2013-03-26

Como Citar

Satler, L. L., & Martins, A. F. (2013). Ser professora: representações e identidades no contexto da cultura visual. Revista Digital Do LAV, (10), 152–176. https://doi.org/10.5902/198373487397