Elaboração e validação de instrumento de avaliação de um curso de Medicina por egressos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133887363

Palavras-chave:

Egressos, Ensino Superior, Medicina, Avaliação de Cursos

Resumo

A avaliação de cursos superiores, feita por egressos, contribui para melhorias nos projetos pedagógicos, na gestão da aprendizagem e na formação dos futuros profissionais. Este artigo visa a apresentar a validação de um instrumento de avaliação de um curso de Medicina pelos egressos. A validação foi feita por juízes das áreas gestão acadêmica, ética, assistência estudantil, pesquisa científica e Medicina, todos são docentes integrantes da carreira do magistério superior. As principais categorias analisadas no processo de revisão do questionário incluíram: substituição de palavras; acréscimos de termos e complementações explicativas; desmembramento, reordenação e adição de itens. O instrumento foi validado com 33 itens de escala Likert de 5 pontos. Segundo os especialistas, esse instrumento é de relevância e pode ser adaptado e aplicado a cursos de diferentes instituições.

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Biografia do Autor

Maria Olívia Duarte Batistuta e Almeida, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (1996), graduação em Matemática pela Faculdade Polis das Artes (2015), Especialização em Docência em Educação Superior e Mestre em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2009). Atua como Diretora da Divisão de Registro Escolar no Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, em Uberaba-MG.

Ricardo Almeida, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduado em Tecnologia e Processamento de Dados pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), Licenciado em Matemática pela Faculdade Polis das Artes-SP; possui Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Professor Antônio Carlos (UNIPAC) e Especialização em Negociação Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM - 2015); Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - 2019). Pós-Doutorado junto ao Departamento de Ciência da Informação, vinculado ao Centro de Educação e Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar 2021-2022). É profissional da área de Gestão de Pessoas na Administração Pública Federal (ênfase em Desenvolvimento Humano), Life Coach e Educador Ambiental. Atualmente cursa Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Triângulo Mineiro ( UFTM 2020-2024).

Beatriz Gaydeczka, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade do Contestado (2003), graduação em Letras - Licenciatura em Português/Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União Vitória (2003), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2006) e doutorado em Letras na Universidade de São Paulo (2012). É Professora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, no Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas (ICTE). Atua na Graduação e na Pós-Graduação (Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica) enfocando metodologia científica, comunicação, leitura e produção de textos técnicos para as engenharias, discurso acadêmico e propriedade intelectual.

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Publicado

09-05-2024

Como Citar

Almeida, M. O. D. B. e, Almeida, R., & Gaydeczka, B. (2024). Elaboração e validação de instrumento de avaliação de um curso de Medicina por egressos. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e87363. https://doi.org/10.5902/2318133887363