Papel educativo de um comitê de ética em pesquisa: relato de experiências do CEP do Instituto Federal Farroupilha

Autores

  • Rachel dos Santos Marques Instituto Federal Farroupilha
  • Talitha Comaru Instituto Federal Farroupilha
  • Deise Graziele Dickel Instituto Federal Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133872142

Palavras-chave:

comitê de ética, educação

Resumo

Pelo presente texto, tem-se por objetivo apresentar aspectos do papel educativo desenvolvido pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal Farroupilha/RS, com vistas a contribuir para o aprimoramento das análises éticas realizadas no âmbito do sistema CEP/Conep. Para isso, utilizou-se relatos de experiência para divulgar ações exitosas, compartilhar limites encontrados e interpretar a importância das ações realizadas. A experiência dos integrantes, que ora compõe o colegiado do comitê, indica a efetividade e importância de ações educativas, representando melhora nos processos de avaliação ética, uma vez que as informações corretas circularam mais facilmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CEP/IFFAR. Informativo CEP/IFFar 001/2022. Santa Maria: CEP/IFFar, 2022.

CEP/IFFAR. Informativo CEP/IFFar 002/2022. Santa Maria: CEP/IFFar, 2022.

CEP/IFFAR. Como fazer cadastro na Plataforma Brasil? Informativo CEP/IFFar 004/2022. Santa Maria: CEP/IFFar, 2022.

CEP/IFFAR. Montando um protocolo de pesquisa: folha de rosto. Informativo CEP/IFFar 005/2022. Santa Maria: CEP/IFFar, 2022.

CEP/IFFAR. Montando um protocolo de pesquisa: o projeto de pesquisa. Informativo CEP/IFFar 006/2022. Santa Maria: CEP/IFFar, 2022.

CEP/IFFAR. Riscos e benefícios. Informativo CEP/IFFar 007/2022. Santa Maria: CEP/IFFar, 2022.

CEP/IFFAR. Submetendo um projeto à avaliação do CEP/IFFar: folder de procedimento de submissão, fases 1, 2, 3 e 4. Santa Maria: CEP/IFFar, 2022.

Downloads

Publicado

13-12-2022

Como Citar

Marques, R. dos S., Comaru, T., & Dickel, D. G. (2022). Papel educativo de um comitê de ética em pesquisa: relato de experiências do CEP do Instituto Federal Farroupilha. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(n. especial), e72142, p. 1–8. https://doi.org/10.5902/2318133872142

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.