Gestão pedagógica no bloco de alfabetização a partir da implantação do ensino fundamental de nove anos

Autores

  • Jordana Rex Braun Universidade Federal de Santa Maria
  • Doris Pires Vargas Bolzan

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133840675

Palavras-chave:

educação básica, bloco pedagógico, gestão pedagógica.

Resumo

Neste texto são apresentados resultados de uma pesquisa realizada com as professoras do bloco pedagógico e a coordenadora pedagógica de uma escola de Santa Maria/RS. O objetivo foi compreender como ocorre a gestão pedagógica dos processos de escolarização no ciclo de alfabetização com a implantação do ensino fundamental de 9 anos. Destacamos que o trabalho do professor é perpassado por mudanças legais que influenciam na sua organização. Assim, ele requer uma atenção constantes às emergências sociais e culturais e às necessidades das crianças, visando a qualificar as práticas pedagógicas. A gestão pedagógica requer ir além da sala de aula, configurando-se em um espaço de trabalho colaborativo para qualificar o processo de alfabetização no bloco pedagógico.

Palavras-chave: educação básica; bloco pedagógico; gestão pedagógica.

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Publicado

08-01-2021

Como Citar

Braun, J. R., & Bolzan, D. P. V. (2021). Gestão pedagógica no bloco de alfabetização a partir da implantação do ensino fundamental de nove anos. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9(18), 1–14. https://doi.org/10.5902/2318133840675