História da Educação Física das escolas públicas do município de Icó-CE: inserção e prática docente
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546453170Palavras-chave:
Educação Física, Prática docente, Escolas públicas, HistoricidadeResumo
Este estudo objetivou constituir a história da Educação Física da Escola de 1º Grau Vivina Monteiro e do Grupo Escolar Professora Lourdes Costa, localizados no município de Icó-CE (Brasil), destacando a inserção e a prática docente nos primeiros anos de implantação. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter histórico, tendo a História Oral como técnica. Assim, este estudo contou com o entrelaçamento da história oral de dois professores aposentados que lecionaram em ambas as escolas, e da análise de documentos. Na instituição de ensino Vivina Monteiro, a Educação Física foi inserida em 1976, e na Professora Lourdes Costa, em 1982. Nessas escolas, a prática docente da Educação Física pautava-se em atividades para melhoria dos níveis de aptidão física e o desempenho de habilidades motoras e esportivas. Essas constatações contribuem para a compreensão histórica da Educação Física nas escolas cearenses, permitindo reflexões críticas sobre a prática dos professores ao longo do tempo.Downloads
Referências
ABREU, Samara Moura Barreto de; SABÓIA, Wilson Nóbrega; NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria. Formação docente em Educação Física: perspectivas de uma racionalidade pedagógica do corpo em movimento. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, p. 191-206 set./out. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/897 /1317 Acesso em: 05 maio 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 abril de 2016. Brasília, DF, 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/reso510.pdf Acesso em: 18 maio 2018.
BRASIL. Decreto Federal nº 69.450, de 01 de novembro de 1971. Regulamenta o artigo 22 da Lei número 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e alínea c do artigo 40 da Lei 5.540, de 28 de novembro de 1968 e dá outras providências. Brasília, DF, 1971. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d69450.htm Acesso em: 10 mar. 2018.
CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. 18. ed. Campinas: Papirus, 2010.
CORRÊA, Denise A. Os governos de Getúlio Vargas (1930-1954) e a Educação Física Escolar no Estado de São Paulo: Lembranças de Velhos Professores. 2009. 230 f. Tese (Doutorado em História) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
DARIDO, Suraya C.; RANGEL, Irene C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
ESCOLA DE 1º GRAU VIVINA MONTEIRO. Ata de Resultados Finais. Icó: arquivo permanente, sala da secretaria, 1976.
FRANCO, Maria A. do R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. bras. Estud. pedagog. (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v97n247/2176-6681-rbeped-97-247-00534.pdf Acesso em: 10 set. 2018.
GRUPO ESCOLAR PROFESSORA LOURDES COSTA. Ata de Resultados Finais. Icó: arquivo permanente, sala da secretaria, 1982.
GRUPO ESCOLAR PROFESSORA LOURDES COSTA. Diário de classe das turmas de 5ª séries A e B e 6ª série A da disciplina de Educação Física. Icó: arquivo permanente, sala da secretaria, 1983.
LOBIONDO-WOOD, Geri; HABER, Judith. Pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação crítica e utilização. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.
MAIA, S. Entrevista concedida a Paulo Rogério de Lima por Sandra Maia. Icó, 9 jan. 2019. Duração: 25 min.
MEIHY, José C. S. B.; HOLANDA, Fabíola. História oral: como fazer, como pensar. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
MINAYO, Maria C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. 80 p.
PAULO, J. Entrevista concedida a Paulo Rogério de Lima por João Paulo. Icó, 10 jan. 2019. Duração: 30 min.
RANGEL BETTI, Irene C. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz, Rio Claro, v. 1, n. 1,
p. 25-31, jun. 1999. Disponível em: http://files.cursoeducacaofisica.webnode.com/200000088-60238611e0/ESPORTE%20NA%20ESCOLA%20-%20IRENE%20RANGEL.pdf Acesso em: 10 jul. 2020.
ROCHA, Ariza M. O passado da Educação Física Escolar em Fortaleza-CE (1865-1930). Fortaleza: Edições UFC, 2011.
SOARES, Carmem L. et al. Metodologia do ensino de educação física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.