Suporte social de cuidadores de crianças com Síndrome de Down

Autores

  • Luciana Krauss Rezende Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Silvana Maria Blascovi Assis Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Luiz Fernando Barca Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X5928

Palavras-chave:

Suporte social, Cuidadores, Síndrome de Down.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X5928

 

O objetivo desse estudo foi conhecer a percepção do suporte social de cuidadores de crianças com síndrome de Down (SD) em relação ao grau de satisfação e ao número de pessoas suportivas na região sul do estado de Minas Gerais e estabelecer a relação entre os mesmos. Este é um estudo, de análise quantitativa, de caráter clínico, exploratório e descritivo do tipo corte transversal. A população estudada foi composta por 50 pessoas de ambos os gêneros, em sua maioria as mães (92%), cuidadoras de crianças com SD, com idade entre 6 meses e 7 anos e meio, frequentadores regulares de instituições especializadas. Para o grupo estudado, a grande maioria das respostas indicativas de pessoas suportivas apontou a falta de uma pessoa de referência, sendo assinalada a resposta “ninguém”. Em seguida, aparecem o marido, filho, pais, irmãos, amigos, esposa e médico da criança. A análise da correlação entre o número de pessoas tidas como suportivas e a satisfação com o suporte social mostrou uma satisfação entre fraca e moderada denotando que esses cuidadores não puderam contar com uma rede de suporte social eficiente no cuidado dos filhos com SD. Considera-se pertinente o incremento de ações e incentivos governamentais e não-governamentais para o desenvolvimento de equipes profissionais e de instituições especializadas, voltadas ao atendimento, à reabilitação e a inclusão de crianças com SD e suas famílias na sociedade. As famílias precisam de programas de apoio apropriados para potencializarem ao máximo suas próprias capacidades.

Palavras-chave: Suporte social; Cuidadores; Síndrome de Down

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Krauss Rezende, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É docente do curso de Fisioterapia na Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá.

Silvana Maria Blascovi Assis, Universidade Presbiteriana Mackenzie

É docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Luiz Fernando Barca, Universidade Federal de Itajubá

É professor adjunto da Universidade Federal de Itajubá.

Downloads

Publicado

2014-04-11

Como Citar

Rezende, L. K., Assis, S. M. B., & Barca, L. F. (2014). Suporte social de cuidadores de crianças com Síndrome de Down. Revista Educação Especial, 27(48), 111–126. https://doi.org/10.5902/1984686X5928

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua