Arte e Educação Especial: narrativas e criações artísticas

Autores

  • Flávia Gurniski Beltrami Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Nerli Nonato Ribeiro Mori Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X37784

Palavras-chave:

Educação especial, Arte, Processo criativo.

Resumo

Este trabalho apresenta parte da pesquisa de Mestrado em Educação que discute a arte como forma de conhecimento e sensibilidade no processo de criação artística na Educação Especial em um contexto de inclusão. A pesquisa justifica-se pela necessidade de estudos que contribuam com a percepção de mundo, com a interação de uns com os outros de forma que o processo de criação artística seja concebido como fonte de humanização, considerando determinações sociais, históricas e culturais. Nossa investigação parte da seguinte indagação: como ocorre o desenvolvimento de narrativas e criações artísticas por meio da arte? Para respondermos a essa questão, tivemos, como objetivo geral, investigar o desenvolvimento de narrativas e criações artísticas por meio da arte mediante intervenção educacional que integra um grupo de alunos com necessidades especiais, da sala de recursos multifuncionais de uma escola municipal, no Município de Maringá-PR. A pesquisa está fundamentada na teoria Histórico Cultural, objetivando: evidenciar a arte como fonte de humanização; discutir de forma breve o ensino de Arte no Brasil e Educação Especial; destacar a arte popular e a importância das narrativas; promover encontros mobilizando o processo de criação artística e análise, exemplificando uma produção artística. A metodologia da pesquisa é qualitativa, envolvendo estudos bibliográficos e pesquisa participante. Em nossas considerações finais, com os resultados alcançados no trabalho realizado, defendemos a importância do ensino de Arte para o desenvolvimento cognitivo e sensível do aluno, pois este viabiliza a construção do pensamento e um espaço de discussão.

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Biografia do Autor

Flávia Gurniski Beltrami, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo Programa de Pós -Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Participante do Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento, aprendizagem e educação (PPE- UEM). Graduada com Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialização em Educação Especial: Deficiência Intelectual e Múltiplas Deficiências e Arte, Educação e Terapia.

Nerli Nonato Ribeiro Mori, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo – USP. Professora Titular do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) atuando no curso de graduação em pedagogia e no mestrado e doutorado em Educação (PPE).

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Publicado

2019-09-12

Como Citar

Beltrami, F. G., & Mori, N. N. R. (2019). Arte e Educação Especial: narrativas e criações artísticas. Revista Educação Especial, 32, e81/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X37784

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