Salas de recursos e o uso de jogos para o ensino de conceitos matemáticos

Rosana Aparecida Albuquerque, Nerli Nonato Ribeiro Mori, Luciana Figueiredo Lacanallo

Resumo


Este estudo integra uma pesquisa realizada para investigar a prática pedagógica em Salas de Recursos (SR) para alunos de 5ª. a 8ª. séries, as quais tem como objetivo dar apoio especializado a alunos com distúrbios de aprendizagem ou deficiência mental matriculados em classes comuns da rede regular de ensino. Os dados de campo indicaram uma expressiva utilização do jogo no ensino de matemática. Com base no pressuposto da importância deste recurso pedagógico para promover o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, delimitou-se a seguinte problemática: Como os jogos vêm sendo trabalhados nas Salas de Recursos de 5ª a 8ª séries? De que forma podem contribuir para a formação de conceitos matemáticos? A pesquisa foi realizada em três escolas da rede pública estadual de ensino de um município do norte do Paraná, no período compreendido entre de maio e setembro de 2007. Os resultados apontam a prevalência dos jogos como um recurso de compensação e passatempo nas aulas de matemática das SR e que, portanto, na maioria das vezes, eles não contribuem para que a criança estabeleça relações com os conteúdos estudados ou para formar o pensamento conceitual.

Palavras-chave: Sala de Recursos. Jogos. Conceitos Matemáticos.

Palavras-chave


Resource Classroom; Games; Mathematical Concepts.

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

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