<b>Salas de recursos e o uso de jogos para o ensino de conceitos matemáticos</b>

Autores/as

  • Rosana Aparecida Albuquerque Universidade Estadual de Maringá
  • Nerli Nonato Ribeiro Mori Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Figueiredo Lacanallo Centro Universitário de Maringá

Palabras clave:

Resource Classroom, Games, Mathematical Concepts.

Resumen

Este estudo integra uma pesquisa realizada para investigar a prática pedagógica em Salas de Recursos (SR) para alunos de 5ª. a 8ª. séries, as quais tem como objetivo dar apoio especializado a alunos com distúrbios de aprendizagem ou deficiência mental matriculados em classes comuns da rede regular de ensino. Os dados de campo indicaram uma expressiva utilização do jogo no ensino de matemática. Com base no pressuposto da importância deste recurso pedagógico para promover o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, delimitou-se a seguinte problemática: Como os jogos vêm sendo trabalhados nas Salas de Recursos de 5ª a 8ª séries? De que forma podem contribuir para a formação de conceitos matemáticos? A pesquisa foi realizada em três escolas da rede pública estadual de ensino de um município do norte do Paraná, no período compreendido entre de maio e setembro de 2007. Os resultados apontam a prevalência dos jogos como um recurso de compensação e passatempo nas aulas de matemática das SR e que, portanto, na maioria das vezes, eles não contribuem para que a criança estabeleça relações com os conteúdos estudados ou para formar o pensamento conceitual.

Palavras-chave: Sala de Recursos. Jogos. Conceitos Matemáticos.

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Cómo citar

Albuquerque, R. A., Mori, N. N. R., & Lacanallo, L. F. (2009). <b>Salas de recursos e o uso de jogos para o ensino de conceitos matemáticos</b>. Revista De Educación Especial, 22(34). Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/532

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua