As produções científicas sobre o professor com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X22124Palavras-chave:
Professores com deficiência, Educação inclusiva, Publicações científicas, Bibliometria.Resumo
O presente artigo é um recorte da dissertação intitulada “Por que não sou professor? O que dizem os egressos com deficiência dos cursos de licenciaturas da UNIVILLE sobre seus percursos na formação inicial e no mundo do trabalho”, vinculada ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), da linha de pesquisa Trabalho e Formação Docente. Neste recorte, o objetivo é realizar um levantamento das publicações da área da educação inclusiva na temática dos professores com deficiência a partir de 1990, por entender que é no final dessa década que o movimento da inclusão passa a ter um impacto maior, tanto no âmbito educacional como no mundo do trabalho. Para tal, realizaram-se as investigação nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Banco de Teses da CAPES, na Biblioteca Eletrônica Científica Online (SCIELO), e no site da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), no Grupo de Trabalho sobre Educação Especial (GT15). Na análise das publicações, utilizaram-se os princípios da bibliometria, verificando variáveis como: tipologia do documento, instituição, título, autores, local, ano, resumo e as temáticas pesquisadas. Os resultados obtidos demonstram que, de um total de aproximadamente 1592 publicações científicas encontradas e analisadas, apenas onze tratavam da pesquisa sobre o professor com deficiência, pesquisas que se iniciaram a partir do ano de 2005, sendo a maioria dessas publicações dissertações realizadas nas regiões sul e sudeste.Downloads
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