As produções científicas sobre o professor com deficiência

Autores/as

  • Cássio de Souza Giabardo UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE (UNIVILLE)
  • Sonia Maria Ribeiro UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE (UNIVILLE)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X22124

Palabras clave:

Professores com deficiência, Educação inclusiva, Publicações científicas, Bibliometria.

Resumen

O presente artigo é um recorte da dissertação intitulada “Por que não sou professor? O que dizem os egressos com deficiência dos cursos de licenciaturas da UNIVILLE sobre seus percursos na formação inicial e no mundo do trabalho”, vinculada ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), da linha de pesquisa Trabalho e Formação Docente. Neste recorte, o objetivo é realizar um levantamento das publicações da área da educação inclusiva na temática dos professores com deficiência a partir de 1990, por entender que é no final dessa década que o movimento da inclusão passa a ter um impacto maior, tanto no âmbito educacional como no mundo do trabalho. Para tal, realizaram-se as investigação nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Banco de Teses da CAPES, na Biblioteca Eletrônica Científica Online (SCIELO), e no site da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), no Grupo de Trabalho sobre Educação Especial (GT15). Na análise das publicações, utilizaram-se os princípios da bibliometria, verificando variáveis como: tipologia do documento, instituição, título, autores, local, ano, resumo e as temáticas pesquisadas. Os resultados obtidos demonstram que, de um total de aproximadamente 1592 publicações científicas encontradas e analisadas, apenas onze tratavam da pesquisa sobre o professor com deficiência, pesquisas que se iniciaram a partir do ano de 2005, sendo a maioria dessas publicações dissertações realizadas nas regiões sul e sudeste.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cássio de Souza Giabardo, UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE (UNIVILLE)

Sonia Maria Ribeiro (Doutora do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação e do Curso de Educação Física da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE) Cássio de Souza Giabardo (Bibliotecário do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari e Mestrando do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE)

Sonia Maria Ribeiro, UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE (UNIVILLE)

Sonia Maria Ribeiro (Doutora do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação e do Curso de Educação Física da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE)

Publicado

2017-08-08

Cómo citar

Giabardo, C. de S., & Ribeiro, S. M. (2017). As produções científicas sobre o professor com deficiência. Revista De Educación Especial, 30(58), 373–388. https://doi.org/10.5902/1984686X22124

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua