Educação de Surdos: narrativas visuais; reinvenção de si

Autores

  • Adriana da Silva Thoma Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Larisa da Veiga Vieira Bandeira PPGEDU/UFRGS
  • Luciano Bedin da Costa Departamento de Estudos Básicos (DEBAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X18919

Palavras-chave:

Memórias e Narrativas, Experiências Docentes, Educação de Surdos

Resumo

Neste texto, apresentamos uma experiência de leitura de fotografias realizada por um grupo de professores surdos e ouvintes que atuam na Educação de Surdos. Abordamos as narrativas de suas histórias de vida, exploradas a partir de fotografias dos acervos pessoais dos professores. Para sensibilizar o olhar dos participantes na atividade em que a experiência foi desenvolvida, trabalhamos com a noção de “punctum”, proposta pelo semiólogo francês Roland Barthes no livro A Câmara Clara (1984). De acordo com Barthes, o punctum de uma foto seria uma espécie de acaso que nela punge e fere o olhar. Cada participante foi instigado a olhar e pensar as fotografias dos colegas a partir dessa perspectiva, distante da necessidade de um finalismo ou realismo histórico, mais propensos aos acasos que a própria fotografia instigava. O objetivo de tal metodologia foi provocar novas maneiras de olhar para a história pessoal de cada um e de reconhecer no outro elementos singulares que pudessem deslocar o olhar comum autobiográfico. A leitura de fotografias a partir dos punctuns produziu um estranhamento na forma de olhar para a história pessoal de cada um, deslocando o olhar para outros aspectos de suas vidas, para além daqueles que se referem à docência ou à surdez. Esse deslocamento trata-se de uma mudança de olhar que, conforme assinala Nietzsche, produz uma nova perspectiva de vida. E é sobre essa gama de vidas possíveis que este texto se debruça e se propõe a pensar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana da Silva Thoma, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU – Linha de Pesquisa: Estudos Culturais em Educação) e do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação (DEE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora da Pesquisa. E-mail: asthoma@terra.com.br

Endereço para correspondência: Rua Santa Rita, 53/407 - Floresta - Porto Alegre/RS - CEP 90.220-220
Telefones (51) 9199-9744 / (51) 3019-2902

Larisa da Veiga Vieira Bandeira, PPGEDU/UFRGS

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa: Estudos Culturais)

Luciano Bedin da Costa, Departamento de Estudos Básicos (DEBAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Departamento de Estudos Básicos (DEBAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2015-09-28

Como Citar

Thoma, A. da S., Bandeira, L. da V. V., & Costa, L. B. da. (2015). Educação de Surdos: narrativas visuais; reinvenção de si. Revista Educação Especial, 28(53), 607–622. https://doi.org/10.5902/1984686X18919

Edição

Seção

Dossiê: Diferença, Educação e Cultura