<b>A educação a luz do pensamento de Maturana</b>

Autores

  • Elisabeth Rossetto

Palavras-chave:

Education, Systemic Thought, Subject.

Resumo

Este artigo, se propõe refletir sobre as contribuições de Humberto Maturana para o campo da educação, tomando como referencial teórico a abordagem sistêmica. Essa abordagem apresenta rupturas com o paradigma tradicional da ciência denotando outra concepção de mundo. Nos conduz a uma educação mais holística, preocupada com o sujeito na sua totalidade; individuo e contexto pensados como um conjunto de relações, descartando-se qualquer vestígio de fragmentação e explicações simplistas. Para tanto, pode-se dizer que o pensamento sistêmico contribui para um outro olhar ao se estudar os sujeitos da educação. Humberto Maturana é visto como um autor que partindo da biologia provoca uma ruptura com o pensamento moderno, adentra ao mundo da cultura e anuncia o pensamento sistêmico como base epistemológica para o estudo do ser humano propondo uma concepção ecossistêmica da realidade. Dessa maneira, as idéias de Maturana acerca da educação nos levam a compreender que educar é conviver em um espaço de aceitação recíproca, onde haja o respeito consigo mesmo e ao outro como legítimo outro e não meramente aprender conteúdos acadêmicos, delineando-se assim um novo caminho a ser percorrido.

Palavras-chave: Educação. Pensamento Sistêmico. Sujeito.

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Como Citar

Rossetto, E. (2008). <b>A educação a luz do pensamento de Maturana</b>. Revista Educação Especial, 21(32), 237–246. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/100

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua